Contação de histórias, teatro e literatura destacam a cultura no aniversário de Macapá

Dos espaços montados na Praça Floriano Peixoto para a programação de aniversário de Macapá, a Tenda do Parquinho e o Espaço Literário receberam visita de crianças e amantes da literatura e cultura local. Entre as atrações da tenda esteve o grupo Amadeu Lobato e a peça teatral “As misuras do interior”, que retratou sobre as lendas locais.

“Essa interação com o público é muito boa. Nosso grupo de quatro atores tem uma oportunidade de mostrar esse trabalho”, disse o diretor da peça, Amadeu Lobato. A dona de casa Marlúcia Silva levou as filhas para prestigiar a programação e conheceu, junto com elas, as histórias do interior contadas pelo grupo. “Foi muito legal, é muito divertido, tudo muito bom, aproveitar para conhecer os outros espaços também”.

Participaram ainda da programação a contadora de histórias Lu de Oliveira, a Cia. Tucuju e Cortejo Turma da Fanfarra, Jones Barsou e Rute Xavier. O espaço, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), proporcionou às crianças pintura no rosto, atividades lúdicas e brincadeiras infantis. “Trouxe minhas netas para brincar. Este é um espaço muito legal e divertido”, disse a autônoma Silvana Ferreira.

No espaço literário estiveram Josafá Barbosa; Ademir Pedrosa e Carla Nobre, com a exposição de livros e varal de poesias. Na oportunidade, o poeta e escritor Fernando Canto fez o lançamento do livro “O Marabaixo através da História”, patrocinado pela Fundação Municipal da Cultura (Fumcult). “O livro traz a descrição por etapa da dança colocando suas principais características de forma didática para que todas as pessoas possam compreender essa nossa manifestação cultural”, explicou o autor.

Além desses espaços, os visitantes puderam conhecer o trabalho da oficina do “Lixo ao Luxo”, coordenada pela equipe da Educação Ambiental da Semed. “Trouxemos aqui o resultado das oficinas ministradas pelo professor Ezequiel Amoras, onde adolescente aprendem como trabalhar com papel reciclável e o reaproveitamento de resíduos sólidos. São construídos vasos, caixas de presente, lixeiras ecológicas, num trabalho de inclusão social, e como uma sugestão de fonte de renda para os alunos”, disse a coordenadora de Educação Ambiental, Eliana Costa.

Márcia Fonseca/Asscom PMM
Contatos: 98139-7609 / 99118-7183
Fotos: Nayana Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *