Convenções sociais ridículas (por @Cortezolli)

Lembro bem da última vez que isso aconteceu… Essa espera quando termina o jantar para o qual foi convidado, para o qual insistiram que você fosse e finalmente, para o qual você se arrependeu de ter ido. 


Conversas paralelas do tipo de intimidade que você não tem, sobre infância, a respeito de cumplicidade e outras coisas do gênero onde não cabem comentários, inevitavelmente você se torna apenas um ouvinte atento, em um dado momento aquele seu silêncio começa a ser bastante incômodo. 

Então, o jantar termina, você não quer repetir, porque simplismente não é de seu desejo. E a dona da casa abre aquele sorriso “simpático” e diz: 
_”Não é para lavar a louça”! – diz isso com tom de quem espera por uma insistência de sua parte em “querer fazê-lo, mesmo que não lhe tenham “pedido”. 

A essas mensagens subliminares cabe como resposta, apenas o prolongamento do silêncio do jantar, enquanto faço cara de paisagem ou aquela expressão cínica que me é peculiar, minhas entranhas confabulam com os demais órgãos que compõem este saco de células e concluem: “Óbvio que não irei lavar, não sou sua empregada”. 

Não consigo mensurar o tempo que as “convenções sociais ridículas” como esta existem. 
Se você se dispõe a convidar alguém à sua casa deve no mínimo conhecer o grau de proximidade, se não tem a intenção de reduzir as distâncias, apenas não convide. Se quer conhecer alguém, torná-lo realmente mais próximo de sua vida, de sua rotina, saiba que fazê-lo de empregado não é um bom começo. 

Se sentei no seu sofá, não espere que antes de partir eu aspire sua casa.
Se usei seu banheiro, não aguarde por uma faxina geral. 

Então, porque devo lavar sua louça? Quem estabeleceu que esse é um comportamento aceitável, que conota educação e de que parte seria? 
Devo pagar pelo jantar para o qual fui convidado lavando a louça? 

Em outras culturas esse seria o castigo por não pagar a conta: 
_Não tem dinheiro? Lave a louça ou chamaremos a polícia.

Caso seja este modo que tenha de receber em sua casa seus convidados, saiba que você não sabe receber. 
Não quer ter trabalho com o aparelho de jantar sujo, contrate um buffet. Não tem grana para tanto, não invente!


Hellen Cortezolli 
  • Por isso que eu fujo das convenções sociais ridículas, fujo dos almoços em familia em época natalina… tem sempre esse silêncio contragedor por falta de intimidade com parentes q soh vemos nesses momentos festivos e para estender esse laço, convidam-nos para lavar a louça.HEHEHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *