Cooperação internacional entre o SENAI Amapá e a Guiana Francesa qualificará trabalhadores na área de energias renováveis

Por meio de uma cooperação internacional firmada entre o SENAI Amapá e as entidades francesas Campus des Métiers et des Qualifications D’excellence (entidade voltada à qualificação profissional e tecnológica) e Coletividade Territorial da Guiana Francesa (CTG), cerca de 20 operadores de indústria terão oportunidade de participar do curso de energias renováveis com foco em biomassa.

Previsto para iniciar em novembro, o curso terá duração de cerca de três meses. Os alunos serão selecionados pelas instituições francesas, mas no primeiro momento terão aulas teóricas com algumas aplicações práticas no SENAI de Macapá e de Santana.

No segundo módulo, os alunos estudarão na Guiana Francesa em empresas parceiras do projeto, tais como a Voltalia, localizada na cidade de Cacao.

Durante a estadia na Guiana Francesa, a diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira, e o coordenador de Tecnologia e Inovação, Pedro Fauro, fizeram visitas técnicas a duas empresas de energia em biomassa: a Voltalia e a Abiodis/Snef, em Saint Georges.

“Na ocasião, conhecemos alguns profissionais da área de energias renováveis e as empresas nos colocaram a par da necessidade de mão de obra qualificada. O acordo que assinamos é muito importante, uma vez que estabelece tratativas para a execução de outras atividades que beneficiem tanto o Amapá quanto a Guiana Francesa”, ressaltou Pedro Fauro.

Esta é a segunda vez que a instituição amapaense tem sua expertise e a habilidade de seus colaboradores reconhecida internacionalmente. Em setembro de 2019 foi realizada capacitação profissional para padeiros, em Caiena.

Ascom Senai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *