Coordenadoria da Infância do TJAP bate recorde em 2023 e financia quase R$ 250 mil em projetos esportivos e musicais para crianças e adolescentes em situação vulnerável

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amapá (Ceij/TJAP), sob a gestão do desembargador (decano) Gilberto Pinheiro, realizou ao longo de 2023 um total de R$ 247.727,15 (duzentos e quarenta e sete mil, setecentos e vinte e sete reais e quinze centavos) em doações a projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os recursos, distribuídos em 14 doações e mais de 3.049 itens (entre artigos esportivos e instrumentos musicais), são do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude (FAJIJ).

De acordo com o magistrado, “são mais de 2.320 crianças e adolescentes, além de suas famílias e das comunidades em que elas estão inseridas, que foram beneficiadas, pois o esporte e a música ocupam o tempo destas crianças e adolescentes com valores, conhecimento, dignidade, ética e arte”. O desembargador defende que “com o estímulo no rumo certo e uma rotina ocupada com práticas edificantes, más influências e atividades ilícitas não têm vez e não conseguem desviar sua conduta, além de servirem de base para uma formação cidadã e profissional que pode se beneficiar com valores como trabalho em equipe, ética, concentração e dedicação”.

Segundo Ladilson Moita, servidor que integra a equipe da Ceij, o volume aplicado em 2023 foi um recorde e sua maioria foi investido em esportes, em modalidades como futebol/futsal, muay-thai, jiu-jitsu, taekwondo e judô. “Mas, em 2024, podemos até superar esse valor com a conclusão das licitações para aquisição de materiais esportivos e musicais”, estimou.

Os projetos beneficiados são geridos por instituições públicas, privadas e filantrópicas que têm como objetivo atender e beneficiar crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade social e econômica residentes em diversos bairros da capital (como: Cidade Nova, Araxá, Congós, Buritizal e Fazendinha) e em todo o Amapá (em cidades como Calçoene e Laranjal do Jari).

Entre as entidades beneficiadas estão: Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Esporte Clube Macapá; Associação Futuro Camisa 7 – AFC7; Galeno Teen; Banda Mirim – Exército Brasileiro; Escola Estadual São Lázaro; Polícia Militar; Instituto Jari no Tatame; Associação Tigres do Karate; Associação Amigos da Guarda; Projeto Artes Marciais e Sociais Assistenciais; Associação Amigos do Esporte; Projeto Construindo; Futuro-Calçoene; Projeto Glicerão; Instituto Cidadão Comunitário Mirim; Escolinha de Futebol do Bairro do Trem (EFAT).

– Macapá, 08 de janeiro de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *