Coquetelaria ao alcance de todos: Caipirinha, o drink genuinamente nacional – Por @mendigato_ – Via @CafeComNoticia_

Foto: Rafael Salman

Por João Ícaro*

Oi, sou João Ícaro, sou bartender há 5 anos se contarmos as caipirinhas que eu fazia no antigo bar Mestre Cervejeiro no início da minha carreira de bar em 2015, todo atrapalhado tentando ser um bom garçom, lá aprendi a como fazer e do jeito tradicional, depois tive a chance de entrar realmente no mundo da coquetelaria trabalhando como barback no Lótus Bar e Restaurante, por pouco tempo, logo depois tive a chance de atuar como bartender e chefe de bar no King’s Pub, por quase 2 anos.

João Ícaro em ação, no 313. Moleque bom! – Foto: Insta dele.

Atualmente, sou chefe de bar no 313 Restaurante, onde tive a oportunidade de ser treinado pelo Kennedy Nascimento, ganhador do World Class em 2015 e campeão mundial no Legends of London em 2017, hoje já com muitos anos de estudos atuo também como consultor de bar, criando cartas e treinando bartenders, assinei cartas em alguns bares de Macapá como King’s Pub, Saint Tropez, Detroit Lounge Bar, Rústic Burger Beer e Bar do Vila.

Hoje vamos falar sobre um dos coquetéis mais apreciados no mundo a Caipirinha! Se temos algo genuinamente brasileiro do qual devemos nos orgulhar, é nosso drink nacional.

Há várias histórias relacionadas a origem do coquetel, a mais interessante é a que se deduz que sua origem data da época da escravatura, os escravos que tinham sua dura rotina de trabalho aliviada por uma dose da “branquinha”.

O que a história da coquetelaria nacional supõe é que provavelmente foi com o intuito de recuperar a saúde de algum escravo, o curandeiro deve ter dado cachaça misturada ao açúcar e a vitamina C do limão e transformou esse “ELIXIR” num dos drinks mais apreciados do mundo!

Agora uma receita minha para você testarem em casa, ela leva:

60 ml de uma boa Cachaça
2 colheres de chá de Açúcar Demerara, ele é menos processado e o sabor da cana fica muito mais evidente
1 Limão Taiti
Bastante gelo
E o seu copo de 300 ml favorito
Prepare assim: Primeiro o limão, corte ele tirando as pontas e o núcleo (aquela parte branca, ela deixa nossa caipirinha amarga), ponha no seu copo, adicione o açúcar e amasse com um amassador ou o cabo de uma colher, improvise! Coloque a cachaça, complete com o gelo e mexa bem e beba sem canudinho, o sabor é completamente diferente, saúde e até a próxima semana!

Foto: Eduardo Porpino

Beba com moderação e nada de dirigir por aí!

Quando fizerem em casa não esqueçam de me marcar no Instagram @_joaoicaro

*João Ícaro, pai do Armênio, bartender, consultor de bar de coquetelaria, viajante, motoqueiro, microempresário (Loja do Urso e Bar do Urso), grande apreciador de coquetéis, cerveja e lanches.

Fonte: Café com Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *