Coronavírus altera rotina da Embrapa Amapá

A Embrapa Amapá está engajada nas medidas preventivas ao avanço do contágio do novo Coronavírus (Covid-19). A maioria das equipes executa as atividades em regime de teletrabalho (home office). De forma presencial estão mantidos apenas serviços essenciais por meio de rodízio, seguindo o rigor das regras de prevenção na manutenção de experimentos que envolvem plantas e animais.

Laboratórios

No Laboratório de Proteção de Plantas, o rodízio garante atividades minuciosas, de manutenção da colônia da mosca-da-carambola com troca da dieta e da água. A dieta das moscas é uma mistura de açúcar e extrato de leveduras. Este trabalho faz parte das pesquisas que dão suporte ao Programa Nacional de Erradicação da Mosca-da-Carambola (PNEMC), coordenado pelo Ministério da Agricultura.

A mosca-da-carambola é uma praga quarentenária presente no Brasil. Ou seja, possui importância econômica potencial para uma área em perigo, mas sem ampla distribuição. Está restrita ao Amapá, Pará e Roraima. O Ministério estima que a praga ficar fora de controle no Brasil, poderá gerar um prejuízo potencial de US$ 30,7 milhões no ano inicial e de cerca de US$ 92,4 milhões no terceiro ano de infestação.

No Laboratório de Aquicultura e Pesca, atenção especial para a ração e troca de água dos tambaquis e pirarucus. A equipe do rodízio também faz a manutenção do biotério, com matrizes de tracajás.

Campos Experimentais

No Campo Experimental de Mazagão, os serviços essenciais são adubação, avaliação e colheita de materiais, nos experimentos de cupuaçu, açaí da terra firme, mandioca, pupunheira e castanha. No Campo Experimental do Cerrado, localizado no Km 45 da BR-210, os serviços essenciais são adubação dos experimentos de pupunheiras, buritizeiros, cupuaçuzeiros, inajazeiros, citros e açaizeiros; poda das plantas do experimento com cupuaçuzeiros, fruteiras e árvores de paisagismo da sede do campo; além de limpeza com roçagem mecanizada da área frontal do campo. O viveiro de mudas do Campo Experimental de Fazendinha (Macapá) também recebe serviços de manutenção, assim como os tanques de experimentos de pirarucus, tambaquis, apaiaris e tracajás; e os experimentos agrícolas de castanha e cupuaçu.

Ministério da Saúde

As medidas adotadas na Embrapa Amapá seguem as recomendações do Ministério da Saúde e determinações da Diretoria-Executiva da Embrapa.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão é somente por meio digital:

www.embrapa.br/fale-conosco/sac

Durante a quarentena, o público pode conhecer mais sobre as tecnologias, produtos e serviços da Embrapa no portal www.embrapa.br

A Embrapa está fazendo a sua parte na luta global para conter o avanço do novo Coronavírus. Faça a sua também. Previna-se.

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP
[email protected]
Telefone: + 55 (96) 3203-0287 / 3203-0200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *