Coronavírus: Prefeitura de Macapá reforça proteção de servidores que atuam em cemitérios com entrega de EPIs

Os trabalhadores que atuam nos cemitérios de Macapá receberam mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para que sejam devidamente protegidos durante o exercício de suas atividades, principalmente, em meio à pandemia do novo Coronavírus. A entrega ocorreu no fim de semana pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria de Zeladoria Urbana.

Entre os materiais disponibilizados estão macacão de segurança, óculos de proteção, termômetro digital infravermelho, álcool gel 70%, touca descartável, protetor facial, máscara e sabonetes. Os kits foram distribuídos aos profissionais dos três cemitérios (São Francisco, São José e Nossa Senhora da Conceição), que estão na linha de frente do combate à Covid-19, atuando diretamente com o público e nas principais áreas de registro de casos da doença.

“A disponibilização de mais EPIs a estes profissionais era uma preocupação da gestão. Afinal, esse é um momento delicado e os cuidados devem ser redobrados, não só com as pessoas infectadas, mas também com os profissionais que atuam de forma direta ou indireta no combate ao Coronavírus”, destacou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

Um Termo de Compromisso entre Prefeitura de Macapá e Ministério Público do Trabalho garantiu a aquisição desses Equipamentos de Proteção Individual e insumos para o enfrentamento da Covid-19 no município. O valor do recurso investido foi de R$ 119.430,00. “Como a doença é altamente contagiosa, é fundamental que os profissionais estejam bem protegidos de qualquer exposição, além de seguir todos os novos protocolos para sepultamento. Em busca dessa proteção, devem utilizar os EPIs disponibilizados pela prefeitura”, afirmou o coordenador do cemitério, Jackson Dias.

Funcionamento dos cemitérios

Entre as medidas estabelecidas em decreto pela Prefeitura de Macapá como forma de prevenir a proliferação do novo Coronavírus, o funcionamento dos cemitérios e a realização de velórios continuam com regras definidas com objetivo de evitar os riscos de Covid-19. O horário de funcionamento também foi mantido. Nos três cemitérios ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Na morte em decorrência de Covid-19 não é permitido velório. O caixão deve ser lacrado ou o corpo diretamente encaminhado à cremação e sem restrição de horário. Outros atendimentos, como recadastramento ainda não foram liberados. Qualquer informação pode ser obtida pelo número 99970-5094.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Mônica Silva
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *