Corregedoria do TRE-AP instala segunda etapa do Sistema Infodip nas Varas da Justiça Estadual de Macapá e Santana

12782258_1036209056448324_1397086889_n
Vice-Presidente/Corregedora Eleitoral, Desembargadora Stella Ramos – Foto: Vandy Ribeiro.

A Corregedoria Regional Eleitoral do Amapá (CRE-AP) iniciou a segunda etapa de implantação do Sistema de Informações de Direitos Políticos (Infodip). Nessa fase, as Secretarias das Varas da Justiça Estadual das Comarcas de Macapá e Santana receberam a instalação e o treinamento para os seus serventuários.

O sistema informatizado, disponibilizado gratuitamente pela Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná (CRE-PR), está sendo gradativamente adotado pelas Corregedorias Eleitorais do Brasil, e representa um forte elo de comunicação em nível regional e nacional. Com ele, as unidades poderão melhorar a dinâmica de trabalho na expedição das comunicações de suspensão e restabelecimento de direitos políticos, e as informações serão lançadas com maior celeridade no cadastro eleitoral.

A implantação dessa ferramenta segue um calendário de projetos organizados pela CRE-AP para o biênio 2015/2016. A Vice-Presidente/Corregedora Eleitoral, Desembargadora Stella Ramos, explicou as melhorias alcançadas com a utilização desse mecanismo.

Esse é um sistema que facilitará a comunicação entre diversos órgãos com a Justiça Eleitoral do Amapá, cuja economicidade, celeridade e eficiência são alcançadas, sem esquecer a responsabilidade ambiental por conta da eliminação do uso de papel, toner e correio”, detalhou a magistrada.

Os resultados são satisfatórios, os servidores das Varas de Justiça têm demonstrado grande entusiasmo com as funcionalidades e praticidades presentes no referido sistema e garantem que muito auxiliará na celeridade e economia para as comunicações de suspensão e restabelecimento de direitos políticos encaminhados à Justiça Eleitoral.

As próximas unidades que receberão o sistema são os Cartórios de Registros de Óbitos, Exército Brasileiro e Varas de Justiça das Comarcas do interior. Essa medida objetivará que 100% das comunicações sejam encaminhadas de forma eletrônica. Segundo os coordenadores, a previsão de conclusão da implantação em todo o Estado é para o primeiro semestre de 2016.

AndreRibeiroCorregedoria
André Ribeiro, gestor do sistema na Corregedoria do TRE – Foto: Vandy Ribeiro.

De acordo com André Ribeiro, gestor do sistema na Corregedoria do TRE, com a utilização do Infodip as comunicações de direitos políticos, que antes levavam em média dez dias para envio, recebimento, processamento e lançamento no histórico do eleitor, serão processadas em até 48 horas após o recebimento na Corregedoria e Zonas Eleitorais.

O sistema

O novo sistema possibilita o envio das comunicações, pelos órgãos responsáveis, por meio da rede mundial de computadores (Internet – Sistema WEB). Com ele será possível lançar as informações de suspensão e restabelecimento dos direitos políticos no histórico do eleitor ou na base de dados da Justiça Eleitoral no prazo máximo de 72 horas para as ações da Corregedoria; Alimentar o Sistema com informações de suspensão e restabelecimento dos direitos políticos no histórico do eleitor ou na base de dados da Justiça Eleitoral no prazo máximo de 120 horas para as ações dos Cartórios Eleitorais e diminuir a 1% do total das comunicações expedidas a ocorrência de erros de digitação ou inconsistência de dados informados.

O Infodip presta-se apenas ao trâmite das comunicações mencionadas, não procedendo ao registro da suspensão/restabelecimento de direitos políticos no sistema ELO (código ASE, motivo/forma, complemento e data de ocorrência), o que será efetuado pela Zona Eleitoral e/ou pela Seção de Direitos Políticos, quando se tratar de registro na Base de Perda e Suspensão de Direitos Políticos.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Daniel Alves, com informações da Corregedoria do TRE-AP
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *