Cortejo de verão levará marabaixo e batuque para balneário de Macapá

Por Carlos Alberto Jr.

Cerca de 150 percursionistas vão levar para o balneário da Fazendinha, em Macapá, os sons do marabaixo e do batuque, ritmos tradicionais do Amapá. O cortejo de verão do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, no domingo (9), às 15h, vai reunir música e dança de pessoas de diferentes idades e lugares do estado, envolvidas no projeto sociocultural regional.

O cortejo vai apresentar o resultado de ensaios, coordenados pelos músicos amapaenses Paulinho Bastos, Adelson Preto, Melissa Bastos e Alan Gomes. O projeto trabalha com a proposta de difusão da cultura regional para diferentes públicos, envolvendo no cortejo, de crianças a idosos.

O evento foi inspirado no Arraial do Pavulagem, que acontece no Pará. O banzeiro quer mostrar a tradição, a música e os talentos do estado, a partir da apresentação da cultura regional, segundo os organizadores.

“O cortejo é um profusão artística, onde as artes plásticas se misturam com o batuque das caixas de marabaixo, Tudo isso ao som de músicas oriundas tanto do grupo, quanto de outros artistas amapaenses”, ressalta Paulo Bastos.

No domingo, o desfile contará com a presença de mulheres no Cordão das Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro. Instrumentos de sopro e caxixi vão dar ritmo ao repertório de canções regionais. Os cerca de 600 participantes estarão com roupas, adereços e tambores que têm características próprias e foram produzidos por artesãos amapaenses.

Serviço:

Cortejo de verão Banzeiro do Brilho-de-Fogo
Data: 9 de julho
Hora: 15h
Local: balneário da Fazendinha, em Macapá

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *