Cortejo do Banzeiro do Brilho-de-fogo sai dia 4 de fevereiro em homenagem à Macapá

1

No dia do aniversário de 258 de Macapá, 4 de fevereiro, o Banzeiro do Brilho-de-Fogo faz o cortejo cultural no centro de Macapá, acompanhando a programação da Prefeitura Municipal (PMM). O cortejo, com mais de 300 integrantes do projeto, sai após a missa, 9h, da frente da antiga Igreja de São José, e segue até a praça da Bandeira, onde acontece a cerimônia em que o prefeito Clécio Luís faz a entrega do espaço revitalizado.

É a segunda vez 66que os batuqueiros, açucenas e crianças do projeto homenageiam Macapá, levando para as ruas os sons, ritmos, danças e cores que identificam a cultura regional. Em 2015, eles desceram o centro da cidade arrastando o público até a praça Floriano Peixoto, onde um show encerrou a programação. “Neste ano, o cortejo encerra na praça da Bandeira, onde acontece a cerimônia oficial em que a PMM hasteará as bandeiras do Estado, do Brasil e dos municípios”, disse Adelson Preto, da coordenação do projeto.

O Banzeiro do Brilho-de-fogo é um projeto de valorização da cultura, e iniciação e inclusão musical, criado em 2014 por iniciativa de músicos e produtores culturais do Amapá. Mais de 200 batuqueiros participaram das oficinas de percussão onde aprenderam a tocar caixas de marabaixo. Outros aprendizes estiveram nas oficinas de adereços e confecção das caixas.

Apresentação de Marabaixo e BatuqueAlém de batuqueiros, participam do cortejo as mulheres do Cordão de Açucenas e as crianças do Jardim do Banzeiro, devidamente vestidas com as camisas e adereços. O cortejo é o resultado do projeto, um desfile das tradições amapaenses, mostrando as músicas regionais, batuques, acompanhados do som de metais e chocalhos, flores estampadas nas saias e no cabelo, chapéus de palha, adereços de mão com beija-flor e bonecas vestidas de marabaixo.

O cortejo sai após a missa de aniversário, segue pela rua São José, rua presidente Vargas e General Rondon, até a praça da Bandeira.

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação – Projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *