Covid-19: 64 óbitos seguem em investigação epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Macapá atualizou na terça-feira, 17, o número de óbitos em investigação suspeitos de Covid-19 na capital. Até a manhã desta terça, 63 óbitos estavam em investigação. Destes, 7 foram confirmados durante a semana pela equipe. Outros óbitos também entraram para investigação nesse período. A partir de agora, o município tem em investigação 64 casos em investigação.

A investigação epidemiológica tem seus sistemas alimentados diariamente, com a confirmação ou não dos óbitos notificados. Caso os óbitos não sejam prontamente confirmados como Covid-19, sendo classificados apenas como suspeito, entram na lista de investigação epidemiológica. São casos de pessoas que faleceram apresentando sintomas da síndrome respiratória, mas que não tiveram a confirmação no momento do óbito ou ainda aguardam resultados de exames.

O procedimento desses casos ocorre conforme recomendação do Ministério da Saúde, com o cruzamento de informações dos sepultamentos, resultados de exames laboratoriais, declaração de óbito, investigação e análise epidemiológica dos dados. A Secretaria Municipal de Saúde, semanalmente, faz o levantamento geral desses casos que são divulgados no boletim de dados da Covid-19 no município.

A investigação epidemiológica segue o protocolo do Ministério da Saúde, que preconiza os seguintes critérios para o encerramento dos óbitos por Covid-19: resultados de exames laboratoriais e critérios clínico-epidemiológico. De acordo com o que preconiza o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, um óbito em investigação pode demorar até 14 meses para ser concluído.

A análise dos dados da investigação epidemiológica foi atualizada nesta terça-feira. Os óbitos suspeitos apresentaram sintomas da Covid-19, como febre, tosse e grave dificuldade respiratória. Por isso, o Município cruza as informações dos prontuários médicos registrados nas UBS’s, hospitais, centros de referências e mortes em casa com os resultados dos exames, declaração de óbito e listas de pessoas sepultadas nos três cemitérios da capital. Até esta terça -feira, 17 de novembro, o município registrou: 21.698 casos positivos da doença em Macapá, 18.692 pessoas recuperadas, 20.166 casos descartados e 551

Foto: Diário do Amapá

Óbitos confirmados após investigação epidemiológica no período de 14 a 17 de novembro.

Datas dos óbitos:

1- 12.11.20

1- 13.11.20

1- 02.11.20

2- 14.11.20

2- 16.11.20

Secretaria de Comunicação de Macapá
Karla Marques
Assessora de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *