Covid-19: campanha educativa orienta população sobre descarte correto de lixo doméstico, entulho e outros resíduos durante pandemia

A Prefeitura de Macapá manteve e intensificou os serviços de limpeza na capital durante a pandemia. Para garantir que a cidade continue limpa, uma campanha educativa está sendo desenvolvida com o objetivo de orientar a população sobre a importância de manter as ruas limpas.

Na manhã desta sexta-feira, 3, equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana estiveram nas ruas Hamilton Silva e Tiradentes, Av. Feliciano Coelho e adjacentes conversando com os moradores sobre o descarte correto de lixo doméstico, entulho e outros resíduos durante a pandemia.

“A Zeladoria trabalha diariamente no combate ao acúmulo de lixo nesses pontos, com uma fiscalização mais intensa e orientação aos moradores. Fizemos um levantamento na cidade e identificamos várias lixeiras ‘viciadas’, a maioria em canteiros. É necessário que a população tenha consciência da importância de fazer o despejo de resíduos nos coletores”, disse o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

O lixo doméstico deve ser descartado somente no dia e horário determinados para a passagem do caminhão em cada bairro e não pode ser colocado em cima das calçadas (passeio público, sem estar acondicionado de forma correta em sacolas plásticas). A mesma disposição é para o descarte de entulho, que não pode ser colocado em calçadas.

Outro detalhe importante é com a limpeza de quintais. O entulho retirado deve ser acondicionado de forma correta, preferencialmente em sacolas plásticas, como forma de contribuir com o trabalho dos coletores, e, principalmente, contribuir com a limpeza da cidade.

Quanto aos resíduos de construção civil, são de responsabilidade do proprietário da obra e devem ser acomodados em contêineres específicos contratados pelo proprietário ou empresa responsável pela execução da construção particular, cadastrada na Zeladoria.

“Os moradores devem colocar o lixo domiciliar em lixeiras ou utilizar os contêineres disponíveis em vários bairros do município, para que os caminhões possam fazer a coleta sem deixar cair resíduo no chão. Nossa campanha visa uma cidade mais limpa, sempre. Para que isso aconteça, todos devem ter compromisso com isso”, finalizou o secretário.

Paralelo a campanha educativa, a Prefeitura de Macapá faz serviços de capinas manual e mecanizada, remoção de lixeiras viciadas e pintura de meio-fio. Para denúncias sobre despejo irregular do lixo, foi disponibilizado o número 99970-1078.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Mônica Silva
Assessora de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *