Covid-19: em dois dias, mais de 4 mil receitas são atendidas em UBS’s de referência

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que nos dias 18 e 19 de maio, segunda e terça-feira, as Unidades Básicas de Saúde Marabaixo, Lélio Silva e Álvaro Corrêa atenderam 4.457 receitas com pedidos de azitromicina e ivermectina. Medicação que tem sido utilizada como sugestão terapêutica pelo Comitê Médico de Enfrentamento da Covid-19.

A quantidade de receitas atendidas tem sido mais que o dobro de consultas realizadas. Nesses dois dias, 2.092 pacientes realizaram consultas e receberam a prescrição dos medicamentos. “A saída dos remédios tem sido muito maior do que a quantidade de pacientes atendidos nas nossas unidades. Isso também se dá ao fato da prefeitura, além de estar adotando a sugestão terapêutica, atender a demanda de outras unidades hospitalares, como estaduais e particulares”, comenta a coordenadora do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19, Silvana Vedovelli.

Nesses dois dias foram fornecidas 22.285 cartelas de azitromicina e 17.828 de ivermectina. Quantidade que, em um período normal, duraria mais de quatro meses. Ainda em abril, o estoque do Departamento de Assistência Farmacêutica possuía 130 mil unidades de azitromicina e 26 mil comprimidos de ivermectina. No dia 15 de maio, uma nova aquisição, de 56 mil comprimidos de ivermectina e 100 mil azitromicina, precisou ser feita devido à grande saída desses remédios.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Saúde
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *