Covid-19: MP-AP participou de reunião extraordinária do Comitê Estadual da Saúde do Judiciário sobre a nova cepa no Estado

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Macapá, participou na última quarta-feira (10), da reunião do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário (CES-JUS), após a confirmação de infecção de paciente no Amapá com a variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1, ou “variante de Manaus”. A reunião, que foi remota, estabeleceu o reforço na fiscalização com a contribuição de mais órgãos e entidades para atuarem no cumprimento dos decretos de restrição de circulação de pessoas no Estado.

De acordo com dados apresentados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), nos últimos 15 dias houve um aumento de 24% de novos casos confirmados de Covid, com aumento também de mais de 36% de óbitos no Amapá, nas duas últimas semanas, além do aumento de 45,09% no número de atendimentos nas UBSs. Foi ressaltado também sobre a velocidade da infecção que é muito grande e o impacto na rede hospitalar é visível, e foi pedido que o Comitê Estadual de Saúde do Judiciário fortaleça as entidades de combate ao coronavírus.

“Precisamos nos unir nesse momento em que o Amapá e o Brasil clamam por ajuda. É um momento delicado que necessita ser enfrentado com todas as entidades fortalecidas para assim reduzir os impactos da pandemia”, comentou o promotor de Justiça da Saúde, Wueber Penafort.

A reunião foi conduzida pelo o presidente do comitê de saúde, desembargador Carlos Tork, com participação dos promotores de Justiça da saúde, Fabia Nilci e Wueber Penafort; do superintendente da Vigilância em Saúde do Estado, Dorinaldo Malafaia, que também é coordenador da frente de enfrentamento à Covid-19; o secretário de saúde do Estado, Ruan Mendes; e representantes das demais entidades que integram o Comitê.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Vanessa Albino
*Com informações da Ascom/TJAP
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *