Covid-19: órgãos de segurança da Prefeitura de Macapá aumentam fiscalização em bares e espaços públicos

A operação foi realizada na noite desta terça-feira, 27, pela Guarda Civil Municipal, Companhia de Trânsito e Transportes e Secretaria de Meio Ambiente de Macapá. O objetivo foi reforçar a orientação sobre as regras de distanciamento social, medidas sanitárias e de prevenção para evitar a proliferação do contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) na capital.

A ação também contou com o apoio da Polícia Militar do Estado. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Rui Seco, a ação conjunta foi dividida em três frentes: fiscalização de locais públicos e inspeção de bares, barreiras de trânsito e orientação sobre a obrigatoriedade da utilização de máscara. “Dividimos a operação em três frentes, que ocorreram nas zonas norte, sul e centro da cidade. É necessário redobrar os cuidados para evitar a contaminação pelo Coronavírus, que ainda está ativo em nossa cidade. As pessoas não devem baixar a guarda”, orientou.

Na ocasião, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana fizeram a autuação e orientação aos donos dos estabelecimentos quanto às regras do novo Decreto n° 3.432/2020, que dispõe sobre a suspensão de atividades de campanhas eleitorais que gerem aglomeração e estabelecimentos comerciais não essenciais, além da redução no horário de algumas atividades econômicas do município, que entra em vigor a partir desta quarta-feira, 28, e tem duração de 7 dias.

Já os agentes da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá e Guarda Municipal realizaram a fiscalização das vias públicas, estacionamentos e logradouros. A CTMac fez abordagem de 45 veículos, 15 notificações, além de 4 remoções por estacionamento irregular. No município, é restrito o estacionamento de veículos na extensão da orla da cidade e Praça Zagury, das 21h às 6h, nos seguintes trechos: Rua Beira Rio, entre complexo do Araxá e Avenida Rio Matapi; Avenida Coaracy Nunes, entre as ruas Cândido Mendes e Binga Uchôa; Rua Mendonça Júnior, entre as avenidas Azarias Neto e Binga Uchôa; e Rua Azarias Neto, entre as avenidas Mendonça Júnior e Presidente Vargas.

Novos decretos:

Na noite desta terça-feira, 27, a Prefeitura de Macapá, por meio dos Decretos Municipais 3.432/2020 e 3.431/2020, suspendeu todo tipo de atividade política de campanha eleitoral que gere aglomerações como adesivagem, bandeiradas, reuniões, comícios e caminhadas, assim como o funcionamento presencial de atividades não essenciais dentro do município por sete dias. As medidas foram tomadas a partir do aumento de casos de contaminação por Covid-19 nos últimos 10 dias em Macapá. Os decretos passam a vigorar a partir desta quarta-feira, 28 de outubro.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Ameline Borges / Aline Brito
Assessora comunicação
Fotos: Aline Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *