Covid-19: Prefeitura de Macapá orienta sobre cuidados quando precisar sair ou voltar para casa

A regra é clara: evite sair de casa. Mas se realmente for necessário, veja alguns cuidados básicos no combate à proliferação do Covid-19. Em tempos de combate ao novo Coronavírus, a Prefeitura de Macapá, por meio de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde, orienta a população sobre os cuidados necessários quando precisar sair ou voltar para casa para evitar a transmissão da síndrome respiratória.

Segundo o professor em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Amapá e médico na rede municipal de saúde, Anderson Walter, a mudança na rotina diária deve ser encarada como novo hábito. “Lavar as mãos com água e sabão e com mais frequência é o ideal para combater a proliferação do novo vírus, para todos e, principalmente, para quem precisa ir aos supermercados”, destaca.

Ainda de acordo com Walter, os supermercados são locais por onde passa um amplo número de pessoas e a atenção à higiene deve ser redobrada. “Devemos, em primeiro lugar, ter atenção à quantidade de pessoas na hora que vamos comprar os mantimentos. Se o local estiver cheio, deixe para fazer sua compra em outro momento, evite aglomerações. Ao retornar para casa, devemos desinfetar as mãos no ambiente fora de casa. Se não puder, evite tocar em objetos e pessoas antes de lavar as mãos e trocar de roupa. As roupas têm menos potencial de transmissão, mas também podem armazenar o vírus”, esclarece.

A limpeza dos produtos trazidos do supermercado também é necessária e podem ser feitas com água sanitária ou desinfetantes. Já os produtos alimentícios devem ser lavados e mergulhados em solução de hipoclorito ou água sanitária diluída, conforme orientações nos rótulos de cada produto. Pessoas dos grupos de risco (idosos, diabéticos, asmáticos, com problemas cardíacos e pacientes oncológicos) e com sintomas devem evitar sair de casa.

Para mais informações, a Prefeitura de Macapá lançou o hotsite http://macapa.ap.gov.br/coronavirus/. No endereço eletrônico estão as principais atualizações sobre os cuidados que devemos ter.

Dez dicas básicas:

1 – Lave as mãos com água e sabão antes de entrar em casa;
2 – Se não puder lavar as mãos antes de entrar, evite tocar nas coisas antes de lavar as mãos;
3 – Tire os calçados e higienize;
4 – Se precisar trazer as roupas para dentro, coloque-as em um cesto para lavar separado;
5 – Não cumprimente crianças, cônjuges ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos;
6 – Se possível, tome banho assim que chegar;
7 – Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool 70%;
8 – Mochilas e bolsas de uso diário também devem ser higienizados;
9 – Limpe as embalagens que trouxe com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água);
10 – Lave alimentos com água e sabão e os deixe 10 minutos imersos em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água).

Amelline Borges
Assessora de comunicação/Prefeitura de Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *