Covid-19: Prefeitura de Macapá prorroga decreto que suspende atividades de campanha eleitoral

A Prefeitura de Macapá, por meio do Decreto Municipal nº 3.742/2020, prorrogou a suspensão de todo tipo de atividade política de campanha eleitoral que gere aglomerações, como adesivagem, bandeiradas, reuniões, comícios e caminhadas. As medidas são preventivas de combate ao novo Coronavírus e se devem ao aumento de casos nas últimas semanas. O decreto foi assinado pelo prefeito Clécio Luís na última terça-feira, 15, e passa a vigorar a partir desta sexta-feira, 18 de dezembro, e terá vigência de três dias.

O Decreto Municipal institui que atividades como adesivagem, caminhadas, bandeiradas, reuniões políticas e todo tipo de atividade de campanha que puder ocorrer aglomeração continuam suspensas em Macapá. “Esta é mais uma medida para chamar a atenção da população sobre o aumento dos casos, ao contrário do que nós já falamos durante alguns meses, pois já tínhamos estabilizado baixa com os números de infecções, esse era um dado positivo. Neste momento, estamos há um mês estabilizados em alta. Os casos aumentaram bastante, estamos atendendo de 900 a mil pessoas por dia em nossas Unidades Básicas de Saúde, boa parte delas diagnosticada e recebe o tratamento terapêutico. O que mais nos preocupa é que algumas pessoas estão procurando as UBS’s de maneira tardia”, comunicou o prefeito Clécio.

“A nossa recomendação é: se a pessoa sentir os primeiros sintomas, como dores no corpo, dor de cabeça, coriza, parecidos com sintomas gripais, que procure imediatamente as unidades de atendimento específicas para a Covid-19 do município, pois pode não ser a Covid-19, mas procure que a pessoa será medicada preventivamente. Isso foi um dos motivos do nosso sucesso no tratamento”, explicou o prefeito. Entre outras medidas e atividades suspensas confira as regras na íntegra dos novos decretos pelo link: http://macapa.ap.gov.br/coronavirus/atos-normativos/.

Quando procurar uma UBS?

Quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, a população pode buscar os serviços nas UBS’s Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Unidade de Saúde Covid Santa Inês. O paciente receberá uma avaliação, se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela Saúde municipal.

Exames disponíveis

Neste momento de apagão e rodízio de energia elétrica, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferta para detecção de Covid-19 os exames de sorologia nas Unidades Covid e testes rápidos. Todos estão disponíveis no Laboratório Covid, localizado na Avenida FAB; e no Laboratório Covid móvel da Carreta da Saúde, na praça da rodovia do Curiaú.

A Prefeitura de Macapá continua com os serviços de testagem em massa da população para assintomáticos, com três pontos de testagem nesta semana. O serviço está sendo ofertado no Laboratório Covid, na Avenida FAB, de segunda a sábado, das 7h às 19h; no laboratório móvel da Carreta da Saúde, na praça da rodovia do Curiaú, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e testagem na Escola Municipal Guita, na avenida Antônio Coelho de Carvalho, Centro, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cliver Campos
Assessor de comunicação
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *