Covid-19: Prefeituras de Macapá, Santana e Governo do Estado alinham ações de enfrentamento à pandemia

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, esteve reunido na última quinta-feira (11) com o governador do Estado, Waldez Góes, e o prefeito de Santana, Bala Rocha, para discutir ações de controle e combate da pandemia de Covid-19. A reunião foi motivada pelo aumento progressivo de casos de contaminação pelo novo coronavírus, o que levou o estado à fase vermelha de classificação de risco da pandemia.

Dr. Furlan enfatizou o reforço nas ações de enfrentamento da Covid-19 que já vêm sendo executadas pelo município desde o início do ano, como a capacitação de profissionais da saúde para atuação com técnicas de ventilação não invasiva, busca ativa de pacientes sintomáticos e reforço da imunidade da população, por meio da Campanha +Proteção. Além disso, houve o aumento na capacidade de atendimento nas unidades Covid. A prefeitura criou salas vermelhas para recebimento de pacientes graves com a doença e está ampliando o número de leitos nas unidades.

“As ações que estão sendo implementadas fazem parte da estratégia montada pela prefeitura de Macapá para enfrentar este novo momento crítico da pandemia. É importante alinharmos nossas ações com o Estado e com o município de Santana, nosso vizinho, para minimizarmos os impactos deste momento”, disse o prefeito de Macapá.

Dr. Pedromar Valadares, presidente do Comitê Médico de Enfrentamento da Covid-19 do Amapá, participou da reunião e falou da importância do alinhamento de objetivos e a criação de estratégias conjuntas para diminuir o tempo de colapso no sistema de Saúde.

“Diante desse cenário, é importante realizar uma série de ações conjuntas envolvendo o Estado e as prefeituras das maiores cidades do Amapá para minimizar e conter os danos da pandemia.”, disse o presidente do Comitê Médico. “Vimos a proatividade da Prefeitura de Macapá para diminuir a pressão no sistema hospitalar e isso deve ser mantido”, completou.

Durante o encontro, o governado do Estado, Waldez Góes, disse que o GEA vai aumentar a abertura de novos leitos, disponibilizar testes de antígenos, equipe de profissionais e material necessário às prefeituras de Macapá e Santana para auxiliar no enfrentamento a Covid-19.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *