Covid-19: profissionais de unidades de referência participam de treinamento em suporte ventilatório

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última quinta-feira, 30, um treinamento em suporte ventilatório para os médicos e enfermeiros da rede básica que atendem casos suspeitos de Coronavírus. A atividade, que contou com a parceria da Faculdade Estácio, começou pela UBS Lélio Silva e é realizada pelo Departamento de Urgência e Emergência (DUE).

O treinamento tem o objetivo de qualificar os profissionais para o atendimento de possíveis pacientes graves que chegarem às unidades básicas e precisem de estabilização antes do encaminhamento para hospital de referência. “O suporte ventilatório por dispositivo supra glótico é indicado para pacientes com desconforto respiratório e de suma importância que os profissionais que trabalham com urgência e emergência tenham esse conhecimento, para os casos graves que o paciente precise ser estabilizado antes de ser encaminhado para hospital de referência”, explicou o diretor do DUE, Donato Farias.

Segundo a diretora interina da UBS Lélio Silva, Rosa Zanatta, o treinamento ajuda para o aprimoramento dos serviços prestados ao paciente. “Cada membro da equipe tem seu papel e cada um tem sua importância, com a mesma finalidade, que é a recuperação do paciente e a prevenção de danos. Por isso, as capacitações são fundamentais nesse processo”.

O treinamento também será realizado na UBS Marcelo Candia, na zona norte, conforme cronograma estipulado pela coordenação.

Quando devo procurar uma UBS em caso suspeito de Coronavírus

A população pode buscar os serviços nas UBS’s Marcelo Candia e Lélio Silva quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza e dificuldade respiratória para receber uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela Saúde municipal.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Saúde
Contato: 99135-6508

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *