Covid-19: Randolfe solicita a Estado e prefeituras plano para enfrentar disseminação

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) oficiou nesta sexta-feira (21) o Governo do Estado do Amapá e as prefeituras de Macapá e Santana solicitando informações sobre o planejamento do poder executivo para combater a nova onda de casos de Covid-19 no Amapá, em especial com a disseminação da variante ômicron.

Randolfe destacou no pedido a importância do reforço na vacinação da população e na rápida providência de ampliação de leitos na rede hospitalar.

O parlamentar também solicitou informações sobre o planejamento do governo estadual para evitar o desabastecimento de remédios, oxigênio, equipamentos de intubação e outros insumos cruciais para atendimento aos doentes.

O senador ainda alertou aos gestores que 80% dos leitos estão ocupados por não vacinados (sem esquema vacinal completo) e para o número de vacinados no Amapá está muito abaixo do ideal.

“De fato, o Amapá, em comparação com outros estados, está entre os locais com menor porcentagem de vacinação. Torna-se, portanto, necessária a adoção de medidas urgentes pelo governo estadual para ampliar rapidamente a vacinação dos amapaenses” diz o ofício do senador.

De acordo com o boletim epidemiológico do Governo do Estado divulgado nesta sexta-feira, o Amapá registrou 1.719 novos casos confirmados de Covid-19, sendo 1.143 em Macapá, 174 em Santana, 125 em Laranjal do Jari, 69 em Porto Grande, 68 em Oiapoque, 27 em Calçoene, 24 em Vitória do Jari, 23 em Mazagão, 18 em Itaubal, 13 em Tartarugalzinho, 13 em Amapá, 11 em Pedra Branca do Amapari, 8 em Ferreira Gomes e 3 em Cutias do Araguari.

A taxa de ocupação de leitos clínicos bateu essa semana os 100% no estado, segundo dados do governo.

Serviço:

Texto: Júlio Miragaia
Foto: Agência Senado/arquivo
Ascom do senador Randolfe Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *