Covid-19: saiba onde fazer os testes em Macapá

A Prefeitura de Macapá informa à população que os atendimentos de saúde para a detecção de Covid-19, nos casos em que apresenta os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, a pessoa deve buscar os serviços nas UBS’s Lélio Silva, no bairro Buritizal; Álvaro Corrêa, na zona norte; e Unidade de Saúde Covid Santa Inês, em frente à cidade. Todas as três funcionam 24 horas, todos os dias.

O paciente com sintomas receberá uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela Saúde municipal.

Testes para quem não apresenta sintomas

Já nos casos de pessoas assintomáticas, continuam os serviços de testagem em massa, em três pontos na cidade. O serviço está sendo ofertado no Laboratório Covid, na Avenida FAB, de segunda a sábado, das 7h às 19h; no laboratório móvel da Carreta da Saúde, na praça da rodovia do Curiaú, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e nas vans, localizadas na Rua Salgado Filho, Escola Municipal Guita, no bairro do Centro, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para fazer a testagem é necessário apenas um documento oficial com foto.

O exame ofertado nesses dois locais é a sorologia para assintomáticos. Este exame é capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG ou IgA e IgG no sangue. Ou seja, o resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *