Covid-19: Trabalhadores da educação e pessoas com transtorno mental serão vacinados nesta quarta-feira (26)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará nesta quarta-feira (26) uma nova chamada para os profissionais da educação que trabalham em creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A vacina Oxford/AstraZeneca será utilizada na ação, direcionada aos trabalhadores da educação com idade entre 40 e 49 anos. Além deles, pessoas com transtornos mentais a partir dos 18 anos também receberão a primeira dose do imunizante.

Oxford/AstraZeneca

Os trabalhadores da educação poderão se vacinar entre 9h e 15h nos pontos de drive-thru das Praças Floriano Peixoto e do Estádio Zerão, Policlínica e Rodovia do Curiaú. Aos pedestres, o imunizante estará disponível na quadra da Igreja Jesus de Nazaré.

Para receber a primeira dose, é necessário apresentar os originais e cópias de documento oficial com foto, comprovante de residência, carteira de vacinação, o último contracheque e carteira de trabalho.

As pessoas com privação de liberdade também serão imunizadas com a vacina Oxford/Astrazeneca. A imunização deste grupo acontecerá no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e seguirá a seguinte ordem: idosos, pessoas com comorbidades e, posteriormente, os demais apenados em ordem decrescente de idade. A vacinação será feita pela equipe de Saúde do Instituto.

Pfizer/BioNTech

Além deste grupo, a Semsa também ofertará a primeira dose às pessoas com transtornos mentais a partir dos 18 anos, grávidas e puérperas com comorbidade e pessoas com deficiência sem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para este público, o imunizante usado será a vacina Pfizer/BioNTech e ela estará disponível das 10h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Pedro, Congós e Novo Horizonte.

Para iniciar o esquema vacinal é preciso apresentar o original e cópia de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, laudo médico que comprove a sua condição. As puérperas devem apresentar a certidão de nascimento da criança

Transtornos mentais habilitados para receber o imunizante:

Retardo mental moderado – comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância ou tratamento (CID F71)

Retardo mental grave (CID F72)

Transtornos globais do desenvolvimento (CID F84)

Esquizofrenia (CID F20)

Transtorno esquizotípico (CID F21)

Transtornos delirantes persistentes (CID F22)

Transtornos psicóticos agudos e transitórios (CID F23)

Transtorno delirante induzido (CID F24)

Transtornos esquizoafetivos (CID F25)

Episódio maníaco (CID F30)

Transtorno afetivo bipolar (CID F31)

Episódio depressivo grave com sintomas psicóticos (CID F32.3)

Transtorno depressivo recorrente, episódio atual grave com sintomas psicóticos (CID F33.3)

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *