Coxinha – Por Marcelo Guido

Por Marcelo Guido

A miss das estufas, o limiar perfeito, forma arredondada, com biquinho que chega a ser saliente, traços obscenos misturados a sabor inconfundível.

Coxinha é um símbolo nacional, iguaria brasileiríssima iguala classes sociais, todos, ricos e pobres , esquerda, direita, homem, mulher, todos se rendem ao quitute.

Clássica de frango, mas tem de camarão, já vi com queijo, de charque, jabá para os íntimos, caranguejo aí chamamos pelo apelido carinhoso de ” unha” ,  até de pato, gourmet mas igualmente  deliciosa. De carne não, aí a gente não aceita. Coxinha de carne, já diz a convenção Internacional  “Coxinha de carne é Risoles”.

A massa, de macaxeira, aipim pra quem prefira, de batata, gosto peculiar e a clássica de trigo, um sonho. Não mexa com os clássicos, mas prefira sempre o seu sabor.

A coxinha de um 1 quilo, que encontrei uma vez, adentra meu imaginário de boas lembranças, aquilo foi um verdadeiro desafio, que não ganhei, uma das derrotas mais felizes da vida.

Decepção, foi a de ovo, alguém deveria pagar muito caro, em um inferno de Dante por tal sacrilégio.

Tentaram manchar sua reputação, nomeando uma turma do mal com seu nome, como seu defensor não aceitou. Deixe essa turma do marreco e do ordinário como gado mesmo.

A coxinha define seu dia, pode se estragar um bom dia em uma mordida ruim, ou em uma que não esteja boa. Vai por mim, isso acaba com a alegria de viver.

Incautos desavisados, ou rebeldes sem causa ou apenas infelizes na vida estragam o momento, a primeira mordida e na bundinha, o bico fica para o final.

Melhor combinação, Coca cola, aceitamos Pepsi mas já disse, não mexa com clássicos, sempre um par, duas para ser mais preciso.

Experimente, sentar sem compromisso em qualquer lugar, é preciso um esforço para fazer dela algo ruim, a primeira mordida, lembranças boas de uma festa de sabor em sua boca.

Coxinha, é a dimensão ” salgadológica” do próprio amor.

Mestre, me veja essas duas…

*Marcelo Guido é pai do Bento e da Lanna, marido da Bia. Saiu hoje para comer um salgado.

**18 de maio é o Dia da Coxinha. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *