CPPTA oferece Oficina de Vídeo para estudantes de Oiapoque

O Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA inicia na próxima terça-feira, 06, na Escola Estadual Duque de Caxias, em Oiapoque, Oficina de Vídeo, ministrado por Augusto Pessoa e Maksuel Martins, da equipe do Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS-AP).
O objetivo da oficina é familiarizar os alunos com as práticas cotidianas da produção de vídeo, tendo em mente que a idéia é que se apropriem do espaço e passem a utilizar as máquinas disponíveis para produzirem sua própria mídia durante e após a oficina. A oficina também visa compor uma relação de responsabilidade com a natureza através da linguagem do audiovisual.
A didática das aulas baseia-se em três tópicos: incentivar os alunos a pensar os conflitos ambientais e sociais presentes ao seu redor; debates sobre os diversos olhares e aspectos ambientais, assim como, melhorias que podem ser aplicadas na região onde vivem; e criação de roteiro para a produção de mini-curtas para web e/ou curtas metragens para exibição em cine clubes, utilizando como ferramentas o vídeo e a fotografia.
O Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS-AP) é uma instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e sua missão é preservar, mapear e divulgar registros audiovisuais referentes à história e cultura do Amapá através de ações de educação patrimonial, eventos que promovam elementos de nossa cultura e ações de formação de produtores audiovisuais.
Os vídeos produzidos pelos cursistas serão exibidos ao término do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA), que está programado para o primeiro semestre de 2012.
A concretização desta oficina só foi possível devido aos apoios do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) e Parque Nacional do Cabo Orange (PNCO) que realizaram as articulações com todas as instituições envolvidas, incluindo o WWF-Brasil.
Além da oficina de vídeo realizada pelo CPPTA, a equipe composta por Ivan Vasconcelos (Coordenador pedagógico CPPTA/PNCO) e Renata Ferreira (Coordenadora de Logística) irá fazer acompanhamento dos professores nas aldeias indígenas do Kumarumã, Kumenê, Mangá e Estrela.
Alessandra Lameira
 ASCOM ICMBio/AP
Fone: 9137-6004/8119-7655
Twitter: @PNMT1
Facebook: Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Blog: montanhasdotumucumaque.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *