Crianças levam Macapá 260 Anos ao palco do Teatro das Bacabeiras

Em meio a uma apresentação mais elaborada que a outra, crianças das escolas municipais do ensino infantil levaram a cultura e a história de Macapá ao palco do Teatro das Bacabeiras, na quarta-feira, 17, na oitava edição do projeto Criança e Educação Universo em Construção, que este ano trouxe o tema Macapá 260 anos. Foram aproximadamente 700 crianças das 18 escolas de ensino infantil do Município.

Elas dividiram o palco e encantaram o público com a pureza, fofura e desenvoltura nas apresentações regionalizadas, que foram de cunho musical e levaram lendas, comidas e aspectos da identidade de Macapá. Cantores como Osmar Junior, Banzeiro Brilho de Fogo e Banda Negro de Nós também estiveram presentes, apresentando-se enquanto as crianças representavam com muito entusiasmo as letras cantadas. Laura do Marabaixo levou a dança regional para o palco com as crianças, que deram um show também.

“Tirando a ansiedade, foi emocionante, a correria é gratificante. Estamos com a sensação de dever cumprido. Hoje, as crianças apresentaram um pouco da nossa relação, como amapaenses, com o açaí, elas trabalharam em sala de aula e essa ludicidade que o tema proporciona contribuiu bastante para que descobrissem coisas incríveis sobre um dos pequenos detalhes da nossa identidade local”, contou a professora Natalilda Dias, da Escola Ana Cristina, que coordenou 11 crianças, de três a quatro anos no palco.

Para a subsecretária de Educação, Francisca Oliveira, apresentar, ainda na base, os aspectos culturais do município é reforçar a identidade desses pequenos macapaenses e estimular o amor pela nossa cultura local. “Hoje nossas crianças apresentaram um pouco do que somos e também o que aprenderam em sala de aula. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá, de contribuir para a difusão e aprendizado da regionalidade cultural do nosso município, do estado. O tema deste ano nos possibilitou uma viagem por diversos aspectos dessa cultura, o que nos deixa realmente encantados”, disse.

Ao todo, o Criança e Educação Universo em Construção atendeu 6.500 crianças da rede municipal de ensino infantil durante seis meses. A culminância do projeto trouxe os temas tratados em sala de aula para o público por meio de danças e apresentações teatrais, um meio de trabalhar a cultura e a história com os alunos mais jovens das escolas da capital.

Assessoria de Comunicação/Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *