Cuidados de prevenção à Covid-19: unidades do MP-AP passam por limpeza e desinfecção

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) está preparado para a retomada gradual de suas atividades presenciais. Entre as medidas adotadas pela administração do órgão ministerial estão os serviços de limpeza e desinfecção de todas as unidades ministeriais no Estado. A ação será contínua, enquanto perdurarem os riscos da pandemia.

A atividade consiste na lavagem e borrifação dos prédios da instituição com uma mistura de produtos, a mesma metodologia utilizada pela Prefeitura Municipal de Macapá, que repassou a técnica que vem sendo adotada pela empresa contratada para limpeza e manutenção dos prédios do MP-AP. Todos os colaboradores que executam esse trabalho usam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e seguem os protocolos de segurança.

Os serviços são acompanhados pela fiscal do contrato e gerente da divisão e serviços gerais, Suelen Moraes e pelas supervisoras da empresa terceirizada. “Para a retomada segura, foram providenciados materiais e técnicas de limpeza que serão utilizados com frequência no processo de higienização de superfícies, com máxima atenção às áreas onde ocorre maior contato das pessoas”, explica a servidora.

Essas áreas são: maçanetas, corrimãos, barras de apoio, botões de elevadores, fechaduras, aparelhos telefônicos, interruptores, teclados, mouse e demais mobiliários. Todas essas técnicas de limpeza e desinfecção serão executadas frequentemente para que todos possam retornar com segurança.

Receberam desinfecção e higienização os prédios da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco (PGJ); Complexos Centro, Zona Sul e Norte, em Macapá; além das demais unidades do MP-AP, na capital e municípios. A fórmula usada é uma mistura de água, cloro isocianurato de sódio 65% e detergente, em concentração ideal para eliminar possível contaminação dessas áreas. O serviço é feito diariamente, pela manhã, antes do horário de expediente, nas áreas internas e externas dos prédios.

Todas as medidas administrativas foram tomadas e estamos trabalhando nesse cuidado para garantir a proteção da saúde de membros, servidores e colaboradores. Além da desinfecção, também investimentos em EPIs e sinalização interna, com orientação sobre distanciamento e os cuidados na higienização, principalmente das mãos, além da determinação aos chefes dos setores para adotarem escala de rodízio dos servidores para evitar aglomeração nas salas”, ressalta o secretário-geral do MP-AP, Alexandre Monteiro.

Plano de retomada

Para garantir um retorno seguro, o MP-AP elaborou um minucioso Plano de Retomada. Tudo com um extenso protocolo de ações a serem executadas nesse período. Além da higienização das unidades, vacinação, sinalização dos prédios com alertas sobre o uso de máscaras e manutenção da distância entre colegas de trabalho e testagem em massa – seguindo todos os critérios estabelecidos pelos órgãos de saúde pública – além da constante orientação médica e relatórios de órgãos de saúde.

Neste sentido, a administração adquiriu EPIs, termômetros, totem dispensador de álcool em gel, entre outros insumos, incluindo o serviço de atendimento psicológico e orientações dos protocolos de atendimento da doença.

E, ainda, via contrato firmado com o Sesi/AP, o órgão conta com médico e enfermeira para atendimento pelo coronafone – canal de comunicação direta para orientações dos procedimentos referentes à Covid-19 – e acompanhamento dos casos confirmados e suspeitos do público interno.

As medidas adotadas seguem os protocolos para garantir a segurança na retomada das atividades nesse novo normal. O trabalho da nossa administração reforça o compromisso da instituição no cuidado com as pessoas nesse retorno das atividades presenciais”, manifestou Ivana Cei.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares
Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *