Cultura e fé: membros do MP-AP recebem imagens peregrinas de São Tiago e São Jorge na Procuradoria-Geral de Justiça

Como parte do roteiro de visitas às instituições do Estado, na quarta-feira (13), a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, em companhia da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha e do chefe de gabinete, em exercício, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, receberam as imagens de São Tiago e São Jorge na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco. O cortejo é feito pela comitiva do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, uma das maiores manifestações histórico-culturais do Amapá.

Como parte da tradição, após o cortejo pelas instituições públicas e residências de mazaganenses radicados em Macapá, as imagens retornam ao Mazagão. Compuseram o grupo, cidadãos caracterizados como cavaleiros cristãos e mouros, grupo litúrgico, caixeiros e atiradores.

A Festa de São Tiago completa 245 anos em 2022. Realizado desde 1777, na Vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo cultural e de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os Mouros. Na ocasião, o grupo litúrgico realizou uma oração e o grupo de cavaleiros fez a apresentação da “Dança do Vominê”.

Segundo a representante do grupo litúrgico, Fabíola Videira, a peregrinação visa convidar as pessoas a irem para Mazagão participar e conhecer a festividade. “Agradecemos a recepção de vocês e que este ano de 2022 possa ser uma festa muito bonita na nossa comunidade, pois como sabemos, foram dois anos de pandemia e ainda estamos no período delicado, mas se Deus quiser, com fé, acredito que vamos passar dessa fase”, frisou.

O diretor de Relações Públicas do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, Jó Barreto, agradeceu à procuradora-geral pela receptividade e apoio do órgão ministerial. “Ficamos felizes por visitar o MP-AP, que é um dos órgãos mais importantes do nosso Estado. Aproveitamos o momento para convidar a todos os membros e servidores do Ministério Público para nossa festividade, que inicia no próximo dia 16, em Mazagão Velho, e tem como ponto alto os dias 24 e 25 de julho”, destacou.

A PGJ do MP-AP pontuou que a visita das imagens ao Ministério Público é uma honra. “É uma honra receber essa comitiva tão representativa dos festejos a São Tiago, em Mazagão. Em nome de nossa instituição, só tenho que agradecer, pois trata-se de uma grande manifestação cultural, religiosa e histórica. Portanto, reforço nosso compromisso institucional com a tradição, memória do povo e fortalecimento da identidade da sociedade amapaense”, comentou Ivana Cei.

A tradição de celebrar São Tiago foi trazida da África, no século 18, pelas primeiras famílias que colonizaram a região, após a desativação da colônia portuguesa de Mazagão, em Marrocos, devido a confrontos políticos e religiosos.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – Coordenação
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *