Cultura: em live, escritora Esmeraldina dos Santos lança seus livros “O Encanto do Boto” e “O sonho de uma menina” na terça-feira (9)

A escritora Esmeraldina dos Santos lançará, nesta terça-feira (9), de forma virtual, seus livros “O Encanto do Boto” e “O sonho de uma menina”. A live literária ocorrerá a partir das 16h, nas redes sociais da autora no Instagram (escritora_esmeraldina) e Facebook (Esmeralda Santos).

Durante o lançamento virtual, Esmeraldina discorrerá sobre seu envolvimento com a cultura regional e as suas experiências no âmbito da educação no Amapá. As obras literárias foram patrocinadas pela Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

Esmeraldina dos Santos – Foto: Facebook da artista

Sobre Esmeraldina dos Santos

Esmeraldina dos Santos, que nasceu no bairro do Laguinho, em Macapá, mas é moradora do Quilombo do Curiaú, também na capital amapaense, tem 61 anos. Ela é filha de Maximiano dos Santos (tio Bolão) e Francisca Santos (tia Chiquinha), ambos nascidos no Curiaú e reconhecidos mestres da cultura popular do Amapá já falecidos. A escritora estuda pedagogia e tem nas histórias de seus ancestrais sua principal fonte de inspiração. Por meio da produção literária revela a importância da valorização da cultura negra no estado.

Esmeraldina despertou para a literatura após voltar a estudar, depois de adulta. Repetindo a tradição de negros amapaenses que descreviam seu cotidiano nos “ladrões” (versos) de Marabaixo, ela escreve o dia-a-dia da família e de seu povo em livros e contos.

Dançadeira de marabaixo do Grupo Raízes do Bolão, poeta, escritora, artesã, sambista e artista, Esmeraldina é a cultura viva do Amapá. E que apresentará mais dois trabalhos literários de sua autoria.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *