Cunani: capital de uma “república” no Amapá


Nossa Trip no Amapá de hoje é no Cunani. Muitas pessoas desconhecem a história do pequeno distrito do município de Calçoene, norte do Amapá. O fato é que em 1885 e 1902, tentou-se implantar uma república e a capital desta “república” foi justamente Cunani.

Cunani, que significa Tucunaré, chegou a ter moeda própria (😱!!!) e que hoje vale muito dinheiro entre os colecionadores, se achada. Abaixo deixarei links para você conhecer melhor essa impressionante história do Amapá.

Os moradores do Cunani são receptivos e gostam de contar as estórias de seus ancestrais. A população vive basicamente da pesca e agricultura. Além disso, há um posto de saúde, escola e pequeno comércio.

Apesar de ser reconhecido como área quilombola, o Cunani no trava uma batalha com o ICMBio, pois a área do Cunani também está dentro do Parque Nacional do Cabo Orange. Em minha opinião a área do Parque que sobrepõe o Cunani deve ser redefinida (pelo tamanho irrisório em relação ao Parque e pelo contexto histórico).

Enfim, se você amapaense ou turista que visita o Amapá, precisa conhecer o Cunani. É uma aula “presencial do passado”; é sentir-se parte da história.

Fonte: Trip Amapá

  • Gostaria de obter o livro sobre os selos da República do Cunani. Por favor, como faço? Moro em São Paulo e meu CEP é 05026-001.
    Agradeço seu retorno.

  • Olá, tomei conhecimento desse fato na história do Brasil e me despertou curiosidade!!! Tenho planos de conhecer o Amapá (Talvez fosse no próximo mês de julho mas… não preciso nem completar). Terias como me fornecer maiores detalhes de como chegar até a vila de Cunani? Grato pela atenção, fico no aguardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *