Curiaú: Sete décadas de festa e louvor para Nossa Senhora da Conceição

N. S. Conceição2

No quilombo do Curiaú, a família Ramos vai reunir devotos no dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, com a tradicional programação no conhecido espaço do Gorgia. A família dos patriarcas Joaquim e Joaquina Ramos, falecidos, estão organizando um dia com missa, procissão, refeições, brincadeiras para crianças e baile dançante.

A homenagem à santa iniciou há mais de 70 anos, e desde então segue realizada pelos filhos, netos e bisnetos do casal. O dia da imaculada coincide com a data de aniversário de dona Joaquina, e o que era antes uma festa pequena, no terreiro coberto de palha, mas sempre aberta para a comunidade do Curiaú e familiares, hoje lota a quadra e demais dependências do local, sempre com a distribuição de café da manhã, almoço e muita festa para crianças e adultos.

Bibiana Ramos, filha de Joaquim, conhecido como Gorgia, e sua esposa, explica que a programação não se restringe ao dia 8, e inicia com novenas, rezadas diariamente sob a responsabilidade de um filho, e continua no dia 11, com almoço, jantar e batuque até o raiar da manhã seguinte, e encerra dia 12, com o baile dançante. “A família toda dá continuidade à esta tradição de 7 décadas. Temos prazer em organizar, receber os devotos e visitantes e continuar com esta fé”.

N. S. Conceição3

Programação:

De 1º à 13 de dezembro
Novenários às 19h
8/12
8h – Santa Missa
9h – Procissão até a igreja de São Joaquim
10h – Café da manhã
13h – Almoço/Churrrasco
16h – Brincadeiras infantis e festa dançante
11/12
12h – Almoço
18h – Jantar
19h – Batuque até 6h do dia seguinte
12/12
21h – Baile dançante até 6h da manhã seguinte.

Mariléia Maciel – Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *