Curso com especialista internacional no Sistema de Comunicação por Figuras inicia nesta quinta (21)

Denyse Quintas

A Associação de Pais e Amigos de Autistas do Amapá (AMA/AP) realiza nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 16h30, no Conselho Regional de Odontologia (CRO), o Curso PECS – Picture Exchange Communication System (Comunicação usando trocas de figuras), um Sistema Educacional dos Estados Unidos com apenas uma credenciada no Brasil, a Pyramid Consultoria Educacional Ltda, que apresenta modelo único de ensino que estabelece ambientes de aprendizagem eficazes para indivíduos com deficiências de desenvolvimento e/ou deficiências de aprendizagem.

O curso será ministrado pela diretora geral da PECS Brasil, Soraia Vieira, fonoaudióloga, mestre em estudos linguísticos pelo Institute of Education (IOE) em Londres/Inglaterra. Atua a mais de 13 anos com crianças e adultos portadores de dificuldades de comunicação, inclusive no exterior.

Temas

O curso aborda os temas – Os componentes da abordagem em pirâmide da Pyramid para criar ambientes educacionais eficazes; Estratégias para criar várias oportunidades de comunicação; A relação entre o PECS e abordagens tradicionais de comunicação; Como implementar todas as seis fases do PECS com os indivíduos, usando uma orientação analítico-comportamental; e Os critérios para a transição do PECS para outras modalidades de comunicação.

Participantes

O curso é apropriado a todos os membros de equipe educacional que gostariam de se qualificar sobre o Sistema de Comunicação Picture Exchange (PECS), incluindo fonoaudiólogos, pais, professores, cuidadores, analistas de comportamento, psicólogos, assistentes sociais e/ou outros profissionais que são prestadoras de serviços a indivíduos com deficiências de desenvolvimento.

Segundo o presidente da AMA no Amapá, Frank Benjamim, este treinamento intensivo de dois dias é projetado para ensinar os participantes a teoria por trás do Sistema de Comunicação Picture Exchange (PECS) e os protocolos sobre como implementar adequadamente as fases de seis (6) PECS.

“O Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) é usado para ensinar rapidamente a capacidade de comunicação para aqueles com a fala funcional limitada. PECS promove a comunicação dentro de um contexto social, sem pré-requisito de formação longa. Começa por ensinar uma solicitação espontânea e passa a ensinar outras funções comunicativas, tais como responder a perguntas e comentários”, disse o presidente da AMA no Amapá, Frank Benjamim.

Local e Inscrições

O evento que acontece no Conselho Regional de Odontologia – CRO/AP, fica localizado a Avenida Mendonça Junior, 2236 – Santa Rita. O investimento é de R$ 690. As inscrições são feitas na AMA, localizada na Avenida Padre Rinaldo Bossi, 1422 – Congós – CEP 68904-383 em Macapá.

Serviço:
Presidente da AMA: Frank Benjamim Costa (96) 9154-3118
AMA/AP
Avenida Padre Rinaldo Bossi, 1422 – Congós – CEP 68904-383, Macapá/AP
Fone: (96) 3225-6329. E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *