Curso EXPRESSÃO EM PÚBLICO

As psicólogas Janisse Carvalho e Adriana Porto ministrarão, no Espaço Cuidar, em Macapá, o Curso “EXPRESSÃO EM PÚBLICO”. A capacitação consiste na linguagem teatral, que apresenta-se como uma alternativa de sucesso para a apreensão e produção de conhecimento.  O principal desafio na aplicação desse método no processo de formação para a apresentação de palestras é reconhecer a possibilidade de realizar trocas democráticas de construção, interpelação e reflexão do saber em circulação no setting da apresentação.

O teatro é um espaço concreto no qual se processam deslocamentos importantes de produção artesanal do conhecimento com relação à realidade subjetiva e social, e a arte-educação tem se mostrado um exemplo concreto de como o uso dos argumentos cênicos podem ser considerados recursos importantes no processo de formação dos sujeitos sociais, no sentido de oferecer recursos para lidarem com seus medos, bloqueios, vencer a timidez e aprender a expressar-se com confiança e precisão.

Essa experiência é, na sua essência, a produção de conhecimento que se apropria da arte do ator e de suas possibilidades de expressão ao estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva. Permite a comunicação clara e direta e a exposição de seus pensamentos e idéias de forma sistematizada e eficiente.

Objetivo Principal: Empoderar os sujeitos por meio da vivencia cênica, para que sejam capazes de acionar mecanismos próprios ao realizar uma apresentação em público.

Objetivos específicos: Estimular o auto-conhecimento e o contato consigo mesmo; Capacitar os sujeitos para apresentação em público com naturalidade, consciência e verdade;Reconhecer os entraves pessoais para apresentação em público;Desenvolver a potencialidade criativa;Facilitar o acesso aos recursos da espontaneidade.

Metodologia: O Curso será divido em dois momentos que acontecerão em dois módulos aos fins de semana – 03 e 04/09 e 10 e 11/09/11, sendo 4h/a para cada encontro, totalizando 16h/a de Curso.

No primeiro momento, trabalharemos o contato com a potencialidade criativa, no sentido de trabalhar com as pessoas alguns de seus medos e bloqueios adquiridos ao longo de sua existência. Neste momento, serão desenvolvidos exercícios de consciência corporal e de “não-julgamento”.

Na segunda fase, além dos exercícios de corpo e voz, serão abordados alguns princípios técnicos de apresentação de palestras e a gravação de um vídeo, seguido de avaliação de desempenho, no sentido de identificar as potencialidades de cada um e suas dificuldades mais aparentes.

Orientações Gerais:
Trajar roupa de ginástica e trazer uma toalha (ou colchonete) e garrafinha de água mineral.

Certificação
Os participantes do curso, que freqüentarem 75% da carga horária da capacitação(16 HORAS/AULA), receberão Certificado do treinamento.

                                                              Adriana Porto e Janisse Carvalho
Serviço:

Data e hora: De 03 e 04; 10 e 11 de setembro de 2011, sábado (das 15:00 às 19:00) e Domingo (das 9:00 às 13:00).
Local: Espaço Cuidar – Rua Jovino Dinoá, 33 – Bairro Jesus de Nazaré.
Público Alvo: Estudantes de nível superior.
Investimento para estudantes: R$ 100,00
Informações e pré-inscrições:
32426284 – 8111-8862 – 81310704
De segunda a sexta, das 9h às 11h. Tratar com a Ana.

“Quem está em cena, antes de tudo, é o ator com seu corpo,
 sua alma, seus sentimentos e sensações.
O personagem existe para o roteirista, para o diretor e para o público.
 Para o ator o que existe é uma situação a ser vivida na sua integridade”
(Fátima Toledo)

Texto: Janisse Carvalho (Psicóloga, atriz e professora do ensino superior) e Adriana Porto (Psicóloga, preparadora vocal e artesã).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *