Curso vai preparar futuros candidatos às eleições municipais de 2016, no AP

rinaldo1

Por Jéssica Alves

Interessados em se candidatar para as eleições municipais de 2016, em Santana, distante 17 quilômetros de Macapá, serão submetidos nos dias 14 e 15 de maio ao curso “Política e Cidadania: Responsabilidade de Todos”, do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). A ação objetiva capacitar quem vai concorrer aos cargos de vereadores e prefeitos, sobre as responsabilidades durante o período eleitoral. Membros de partidos políticos também vão participar do projeto.

Segundo o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE, Rinaldo Farias, a ação vai iniciar em Santana, e será estendida para todos os municípios amapaenses no decorrer do ano de 2015. A proposta, de acordo com ele, é dar uma base jurídica para os prováveis candidatos e evitar que eles cometam algum tipo de infração eleitoral.

Em ano de eleição, temos muitas dificuldades em relação à falta de conhecimento por parte dos candidatos. Muitos não sabem como funciona o processo e, com isso, deixam de, por exemplo, prestar contas com a Justiça Eleitoral. Isso pode gerar débitos que os impossibilita de realizar outros serviços, como retirar documentos ou concorrer a um emprego”, disse Farias.rinaldo111

O curso abordará os seguintes temas: Criação de Partidos Políticos, Atuação Partidária, Convenção Partidária, Inelegibilidade, Registro de Candidatura, Propaganda Eleitoral, Infrações e Crimes Eleitorais, Fiscalização da Propaganda, Captação de Recursos e Prestação de Contas, Das finanças e Contabilidade dos Partidos.

Entre as principais dificuldades no andamento eleitoral, o coordenador destaca processos de candidatos sem documentação obrigatória e entregues fora do prazo previsto pela lei.

A intenção é fazer o processo ser mais rápido e eficaz, pois eles [os candidatos] vão ter conhecimento em relação a prazos, entrega de documentos e possíveis irregularidades que devem ser evitadas durante a candidatura. Vamos abordar também infrações em propagandas eleitorais”, complementou Farias.

O curso terá carga de 16 horas e a segunda fase vai acontecer em 2016, de forma mais específica para as legislações que vão reger as eleições municipais daquele ano, segundo Rinaldo Farias.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *