CVV espera aumento de 20% nos atendimentos neste fim de ano

download (5)

O CVV, organização sem fins lucrativos que há 53 anos oferece gratuitamente apoio emocional e prevenção do suicídio, prevê um aumento de cerca de 20% na procura pelo seu serviço nas semanas final de 2015.

Essa taxa é a mesma que foi obtida nos últimos anos, segundo Carlos Correia, voluntário do CVV e deve ser atingida ou até ultrapassada. “Diversos fatores influenciam a sensação de solidão e angústia das pessoas”, comenta Carlos, “e são questões totalmente pessoais.” O voluntário comenta que, adicionalmente, em anos conturbados pode haver um aumento acima da média.

“Quando chega o período festivo do final de ano, existe um senso comum de que todos ficam felizes, mas isso é uma falsa percepção e, o pior, torna-se uma pressão social às pessoas que não sentem essa felicidade toda”, explica Carlos. Há situações nas quais a pessoa simplesmente não consegue se sentir feliz, está longe da família, perdeu status social ou fica inseguro quanto ao futuro e essa realidade interna não está de acordo com o desejado pela sociedade. “Nessa hora fica fácil se desestabilizar, deixar a pressão interna falar mais alto e estourar, como uma bexiga de ar colocada sob o sol forte,” exemplifica o voluntário do CVV.

“Há mais de 50 anos os voluntários do CVV ouvem todos os tipos de narrativas e emoções e nesse ano ganhamos um aliado, o primeiro telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio no Brasil”, o 188, disponível desde setembro no estado do Rio Grande do Sul. Desde a estreia do 188, o CVV recebeu 74% mais ligações no estado se comparado com os meses anteriores, o que demonstra a necessidade de se conversar abertamente, desabafar e se sentir respeitado.

O CVV é um serviço gratuito e realizado exclusivamente por voluntários desde a sua fundação, em 1962 e em Macapá ha 13 anos a entidade oferece apoio emocional a pessoas que sentem a necessidade de conversar de forma aberta e acolhedora, sem receber críticas, julgamentos ou cobranças, seja pelo telefone (141), Skype, chat, e-mail, carta ou pessoalmente. Exclusivamente no Rio Grande do Sul, atende pelo 188 sem custo de ligação.

Sobre o CVV

11659372_733023910141076_5371830587467915354_nO CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site http://www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

Outras informações também podem ser obtidas na nossa página do CVV no Facebook
Email: macapa@cvv.org.br
Fone:141 ou (96) 32234111 – Porta voz Wander 999729929(vivo) Jane 991398940
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Fonte: blog da jornalista Alyne Kaiser

Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*