Dado início às atividades do Conselho do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural

vzLgWMrUbY4

Nesta segunda-feira, 28, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Município de Macapá. Foram apresentados os membros nomeados que compõem as treze cadeiras do conselho, integrado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, que terão o mandato de dois anos. Os serviços prestados pelos membros não são remunerados, mas considerados de relevante interesse social ao município.

Na composição do conselho estão representantes de secretarias municipais com finalidades associadas ao setor cultural. Já a representação da sociedade civil é formada por historiadores, arquitetos, sociólogos, antropólogos e museólogos, assim como mestres de saberes e ofícios ligados às áreas culturais e de meio ambiente indicados por entidades representativas. No encontro, também foi estabelecido o calendário anual das próximas reuniões ordinárias e apresentada a proposta de tombamento da igreja São José, processo que será analisado por uma comissão especial indicada pelo conselho.

O Conselho do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, criado em 2013, é um órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo vinculado à Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), que institucionaliza a relação entre a administração e os setores da sociedade civil, participando da elaboração e fiscalização da política de patrimônio cultural de Macapá. Além disso, pode propor ou receber propostas de tombamentos de bens municipais, fomentar estudos, eventos, atividades permanentes e pesquisas na área cultural, bem como executar outras competências previstas no estatuto que rege a entidade.

Confira a composição do conselho:

Representatividade do Poder Público
Jansen Rafael da Silva (Fundação Municipal de Cultura)
Sérgio Fernando Pontes Dias (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)
Arlena Ferreira Soraia Ferreira da Silva (Instituto Municipal de Turismo)
Edinaldo Pinheiro Nunes Filho (Universidade Federal do Amapá)
Djalma Guimarães Santiago (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional)

Representatividade da Sociedade Civil
Maria Petry Cabral
Eloane de Jesus Ramos Cantuária
João Carlos do Rosário Souza
João Darcy de Moura da Silva Costa
Lúcio Flávio Siqueira Costa Leite
Piedade Lino Videira

Paulo Rocha/Asscom Fumcult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *