Dança, literatura, música, teatro e cinema: Sesc Amazônia das Artes promove duas semanas de programações culturais em Macapá

SESC AMAZNIA DAS ARTES

Por Fernanda Picanço

No período de 10 a 20 de agosto, Macapá será palco da 8ª edição do Sesc Amazônia das Artes. Com atrações culturais dos nove estados da Amazônia Legal (Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), e do Piauí, a mostra reúne obras artísticas de dança, teatro, música, cinema e exibição de documentário.

No dia 7 de agosto, acontece no Sesc Araxá a abertura da exposição “Meninice” que reúne 14 fotografias em preto e branco, que retratam as vivências cotidianas da infância de crianças do povoado da zona rural de Alcântara. A exposição que também é de autoria de Suzana Melo, faz parte da programação do Projeto Sesc Amazônia das Artes 2015 e ficará em exposição na galeria Antônio Munhoz até o dia 2 de setembro.

No dia 10 (segunda-feira), primeiro dia do evento, o Sesc apresenta o show “Tática”, da cantora amapaense Brenda Melo, que abre a mostra Amazônia das Artes, a partir das 19h, no Teatro das Bacabeiras. O show “Tática” apresenta em sua essência a amapalidade, a fusão de ritmos universais e a musicalidade da musica local. Os ingressos para esta apresentação serão comercializados no valor de R$5,00.

Ainda no primeiro dia de evento acontece às 21h, no salão de eventos do Sesc Araxá, o espetáculo de dança YI ocre, do grupo amazonense Odacy de Oliveira. O espetáculo não é recomendado para menores de 16 anos.

Já na terça-feira (11), às 20h no espaço recreativo e cultural do Sesc, acontece o show fica por conta dos grupos de Tocantins e Acre. Quem se apresenta são os artistas, Rodolfo Minari e Banda (AC) com o show “Assovio”, e o cantor Dorivã (TO) com o show “Passarinho do Jalapão”.

Beradera Companhia de Teatro de Rondônia, apresenta na quarta-feira (12), às 20h no Sesc Araxá, o espetáculo teatral “Lete”, que na mitologia grega, é o rio do esquecimento, é ele quem apaga nos homens as suas vidas passadas. O espetáculo tem duração de 60 minutos e não é recomendado para menores de 14 anos.images (2)

Literatura é o destaque regional na quinta-feira (13), onde serão apresentados dois espetáculos locais no Sesc Araxá. As 17h quem se apresenta é o grupo Tatamirô, com o recital “Saboração”, já às 20h o grupo Poetas Azuis apresenta o recital “O Avarandado”.

O público infantil também tem espaço garantido nas programações. No sábado (15), Às 18h no salão de eventos do Sesc Araxá, quem se apresenta é o grupo de Tocantins, com o espetáculo “A Poção do Amor”. O espetáculo conta a historia de uma pombinha que está a procura de um grande amor, para isso ela vai contar com a ajuda de sua amiga Maritaca para conquista o coração daquele que escolheu para ser seu amado.

Ainda como parte da programação infantil será apresentado no dia 19, no período da manhã e tarde na Escola Sesc, o espetáculo de Cuiabá (MT) “Agustino Peixe Grande”, do grupo Teatro de Brinquedo. A margem do rio é o palco da crônica em que Agustino pesca peixes, crustáceos, ideias, sentimentos e desejos, porém chega o momento em que o que é do rio, ao rio tem que voltar.

O estado de Roraima traz o grupo Regiojazz que se apresenta no domingo (16), às 19h em, frente à Casa do Artesão. Ragiojazz recria músicas dos compositores de Roraima e da Região Norte, por meio de um jazz de referencias regionais, apimentado por influências latinas.

Já no dia segunda (17) serão apresentados dois espetáculos teatrais: O grupo de São Luis (MA) Xama Teatro, apresenta o espetáculo “A Carroça é nossa”, as 19h em frente a Casa do Artesão. O espetáculo tem classificação livre e conta um sonho de Pedoca, em que vê a si próprio, cantando, tocando sanfona e sendo feliz, em uma carroça puxada por um burro.

Ainda no dia (17) às 21h no Sesc Araxá, acontece o espetáculo “A Santa Casa” de Criart Teatral de Roraima. A Santa Casa apresenta uma estrutura dramática não linear, e trama da situação da mulher dos séculos XV e XIX, trazendo a tona sentimentos como amores, angústias, desejos, medos e convicções. O espetáculo não é recomendado para menores de 14 anos.

Como convidado, o Estado do Piauí, apresenta o espetáculo de dança “Grav Grog” do grupo Ballet da Cidade de Teresina. O espetáculo acontece na terça-feira (18), às 20h no Salão de Eventos do Sesc Araxá, não recomendado para menores de 16 anos. O espetáculo traz para o palco a ideia da gravidade, a partir da clássica Lei da Gravitação Universal de Newton. A teoria define que a força da gravidade é proporcional às massas dos corpos em interação e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre si.

O encerramento da programação no dia (20) fica por conta do cantor de Belém do Pará Félix Robatto, que apresenta o show, “Equatorial Quente e Úmido”, às 20h no Sesc Araxá. Equatorial, Quente & Úmido é o título do primeiro disco solo do guitarrista e produtor musical Félix Robatto. Um trabalho pop com referência forte da música latina. O repertório é quase 100% autoral, com músicas como “Ilha do Marajá” e “Amazônia Big Rave”, que misturam suas influências e condensam os trabalhos anteriores feitos por ele.download

Documentários e Filmes

O projeto Sesc Amazônia das Artes apresenta nos dias 12,13 e 14 mostras de documentários e filmes gratuitos, no Cine Sesc (unidade do Araxá), a partir das 15h.

Dia 12 de agosto, a partir das 15h, serão exibidos os filmes e documentários: Da Luz da Água à Água Que Morre, de Monisse Busquets (TO); E Nós Tínhamos Água Vontade, ficção de Carla Antunes, Jamaile Gurjão, Thaise Medeiros e Rodrigo Santos (AP); Kátia, documentário de Karla Holanda (PI). Todos com classificação livre.

Já no dia 13 agosto, serão exibidos: Mapinguari a Lenda, animação de Enilson Amorim (AC); Não Exite Heróis, documentário de Luiz Claúdio C. Duarte (RO); Paisagem Ocre, documentário de Ariquemes (RO);

Dia 14 serão apresentados: Com Trato Musical, documentário de Cerberos (MT); Depois da Queda, ficção de Bruno Bini (MT); Juliana contra o Jambeiro do Diabo Pelo Coração de João Batista, ficção de Roger Elarrat (PA); Rota de Ilusão, ficção de Dheil Praia (AM).

Confira a programação:sesc01

Programação Sesc Amazônia das Artes 2015
07/08 – Lançamento da Exposição “Meninice”
19h – galeria Antônio Munhoz Lopes (Sesc Araxá)

10/08 terça-feira
Show Tática – Brenda Melo (Amapá)
19h – Teatro das Bacabeiras
Apresentação de dança Yi ocre – Odacy Ribeiro (Amazonas)
21h – Salão de eventos Sesc Araxá

11/08 – Terça-feira
Show Assovio – Rodolfo Minari e Banda (Acre) e show Passarinho do Jalapão – Dorivan (Tocantins)
20h – Teatro das Bacabeiras

12/08 – Quarta-feira
Peça teatral “Lete” – Beradera Cia de Teatro (Rondônia)
20h – Sesc Araxá

13/08 – Quinta-feira
Apresentação poética Grupo Tatamirô (Amapá)
17h – Salão de eventos Sesc Araxá
Recital Poético Grupo poetas Azuis (Amapá)
20h – Salão de eventos Sesc Araxá

15/08 – Sábado
Peça teatral infantil “A Poção do Amor” – ArtPalco (Tocantins)
18h – Espaço Recreativo e Cultural do Sesc Araxá

16/08 – Domingo
Show da banda Regiojazz (Roraima)
19h – Casa do Artesão

17/08 – Segunda-feira
Peça teatral “A Carroça é Nossa” – Xama Teatro (Maranhão)
19h – Casa do Artesão

18/08 – Terça-feira
Apresentação de dança “Grave- Grove” – Balé da cidade de Terezinha (Piaui)
20h – Salão de eventos Sesc Araxá
19/08 – Quarta- feira
Peça teatral “Agustino peixe Grande” – Teatro de Brinquedo (Mato Grosso)
Manhã e tarde – Escola Sesc

20/08 – Quinta-feira
Show musical “Equatorial, quente e úmido – Félix Robatto (Pará)
20h – Sesc Araxá

Serviço:

Sesc Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (ramal 235)/(96)99134-0130
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sistema Fecomercio Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *