Dançarinos querem Dia do Marabaixo em calendário de eventos do Amapá

dsc_0038
Marabaixo é celebrado no dia 16 de junho, no Amapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Por Fabiana Figueiredo

Uma das manifestações culturais mais características do Amapá está sendo homenageada nesta terça-feira (16), no Dia Estadual do Marabaixo. Em Macapá, uma programação celebra e divulga a dança, com distribuição de panfletos, realização de workshop e sessão solene na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e uma noite cultural com Marabaixo e gengibirra.

Na manhã desta terça-feira (16), dançarinos e agentes culturais participaram de uma sessão solene na Alap. Eles sugeriram aos deputados que a data do Dia Estadual do Marabaixo fosse incluída no calendário de eventos do Amapá.

“Queremos que o Marabaixo seja de fato resgatado, como parte da nossa cultura, identidade e memória e seja levado para as escolas. Esse dia ainda será de festa para toda a população do estado”, comentou a presidente da Federação Folclórica e Cultural do Amapá, Elisia Congó.

Representantes do Marabaixo também realizaram entrega de panfletos explicativos sobre a dança no Centro Comercial de Macapá, buscando divulgar a dança e a data.

Programação

À tarde vai acontecer um workshop no Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob). Organizado pelos grupos de Marabaixo e ministrado pelo escritor Jackson Soares da Silva, o projeto busca compartilhar histórias e pesquisas sobre a manifestação cultural amapaense.

Encerrando a programação, os grupos têm encontro marcado no Barracão da Tia Gertrudes para uma festa com gengibirra, bebida popular servida nas rodas de marabaixo. A comemoração inicia às 19h, na Avenida Duque de Caxias, entre as ruas Rua Manoel Eudóxio Pereira e Professor Tostes, bairro Santa Rita, na Zona Sul de Macapá.

“Ainda falta muito para aquilo que queremos, que é perpetuar essa cultura da dança, tambores e ladrões de Marabaixo que retratavam a realidade de um povo tão sofrido que eram os negros”, disse Elisia.

O Dia Estadual do Marabaixo Amapaense foi instituído por lei, sancionada em maio de 2010.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *