Datas curiosas: hoje é o Dia Internacional do Blog

Arte: Ana Beatriz Santana

Este site, que já foi um blog e mantém esse nome, possui uma sessão intitulada “datas curiosas”. E vejam só, hoje é o Dia Internacional do Blog, este espaço virtuais que reúne imagens e relatos pessoais e institucionais, sobre os mais variados assuntos. Essas ferramentas on-line são, em sua maioria, locais criativos no mundo cibernético.

A origem da data se deu por conta de que, na língua portuguesa,  existe uma relação visual (3108), com a palavra “Blog”(português brasileiro) ou Blogue (português europeu). Daí, foi estabelecido de forma informal o dia 31 de agosto como o Dia Internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog.

O De Rocha! foi um blog por cinco anos – de 2009 a 2014. Depois virou site, mas mantivemos o nome da antiga plataforma: “Blog De Rocha! – Elton Tavares”.

Manter uma página virtual atualizada, com credibilidade e conteúdo interessante dá um trabalho danado. Me empenhei nisso e acho que consegui ser um blogueiro, à época, e um editor, agora – de razoável a bom. Agradeço a todos que ajudaram nessa trajetória.

A proposta desta página foi segue uma mistureba, mas com foco na cultura. Além de expor meus pontos de vista, críticas leves e pesadas ou elogios amenos e exagerados aos que merecem. Sempre digo que, quanto mais páginas, melhor.

Arte: Marcelo Corrêa.

O problema é a megalomania de sapato alto (desculpem a redundância) de alguns, que possuem uma poquequinha de leitores, mas já boçalizam pensando serem os Escolhidos da Internet Celestial. Bom, deixa eles pra lá.

Por aqui, seguimos na humildade, com muita colaboração, graças à Deus.

Para o sucesso, as parcerias são essenciais. Além de fontes de informação, fortalecem o mercado virtual, ainda fracote nessa terra no meio do mundo. Amo divulgar cinema, teatro, poesia, atrações musicais, arte; enfim, cultura e todas as suas vertentes. Além de informações relevantes para a sociedade onde vivo, no caso minha Macapá e meu Estado. Ou seja, serei um eterno blogueiro.

O importante é que os nós, jornalistas profissionais, editores de sites e blogueiros, agilizam a velocidade da notícia e divulgação da cultura. Claro que é preciso ter responsabilidade e checar sempre a veracidade da fonte, pois não faltam disseminadores de boatos e mentiras, no afã de agradar o chefe ou dar a notícia em primeira mão.

Arte: Ana Beatriz Santana

Ah, um feliz Dia do Blog para todos os favoritos listados no layout desta página. Em especial aos jornalistas Alcinéa Cavalcante; Alcilene Cavalcante;  Mary Paes;  João Lázaro (Porta Retrato); Ivan Carlo (Ideias Jeca Tatu); Chico Terra (página homônima); Jaci Rocha (A Lua não dorme); Flávio Cavalcante (Pedra Clarianã); Cléber Barbosa e todos blogueiros brothers. E, por fim, mas não menos importante, parabéns aos meus colaboradores, companheiros que ajudam esta página com poemas, fotos, causos e etctera. Obrigado!

Elton Tavares – Jornalista, assessor de comunicação, ex-blogueiro, escritor e editor-proprietário do site Blog De Rocha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *