Davi e Clécio assinam convênio para implantação do laboratório de Cidades Inteligentes no Amapá

Na próxima sexta-feira (17), o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), desembarca em Macapá para cumprir agenda de trabalho, acompanhado do diretor de Gestão da ABDI, Valder Ribeiro de Moura, quando vai assinar convênio, junto com o prefeito Clécio Luis, permitindo a implementação de um novo ambiente para soluções tecnológicas proposto pelo programa Cidades Inteligentes. No mesmo dia, também será publicado, pela prefeitura de Macapá, um decreto instituindo o “Programa SandBox”, que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora, no formato de bancos de testes regulatórios e tecnológicos.

A previsão é de que, ainda neste segundo semestre, o espaço seja lançado como o primeiro laboratório de inovação em unidade pública da região Norte do país, já que o conceito ‘Cidades Inteligentes’ vem sendo amplamente discutido e estudado em todo o mundo para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Instalação de redes de câmeras integradas, sala de comando e controle de softwares de inteligência artificial para controle da marginalidade, drones e semáforos inteligentes, com reconhecimento de rostos faciais, estão previstos na proposta do laboratório de Macapá. Será possível, por exemplo, definir cenários de iluminação pública com luminárias inteligentes; controle de mobilidade pública; gestão informatizada e administrativa.

Davi e Clécio acreditam que a parceria ajudará no processo de transformação digital dos municípios do Norte, fomentando, inclusive, emprego e renda com as ações que podem ser compartilhadas para os outros municípios do Estado, permitindo um ambiente favorável à inovação, infraestrutura básica e apoio para atrair empreendedores e novos investimentos, com modelos e práticas que podem ajudar os gestores a minimizar problemas de trânsito, segurança pública ou limpeza urbana, de forma econômica e sustentável.

Assim que for inaugurado, o espaço de Macapá será usado para demonstração de tecnologias para cidades inteligentes e, assim, atender as demandas municipais, com participação de startups e empresas de base tecnológica, em parceria com o ecossistema de inovação regional.

Serviço:

Assinatura do acordo de cooperação para início do projeto Cidades Inteligentes em Macapá
Horário: 11h30
Data: 17 de julho de 2020
Local: Prefeitura Municipal de Macapá
Raphaela Carrera (96) 9117-9242
Assessoria de Imprensa do senador Davi Alcolumbre

  • SENADOR DAVII ALCOLUMBRE, COMO BRASILEIRA QUE SOU, ME SINTO MUITO FELIZ DE TER NA PRESIDENCIA DO SENADO FEDERAL, UMA PESSOA INTEGRA, INTELIGENTE, SÁBIA, DIPLOMATA COM OS SEUS PARES E QUE VISANDO PELA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE TODA POPULAÇÃO BRASILEIRA. ESSE PROJETO QUE SERÁ LAÇADO HOJE NO SEU ESTADO “CIDADES INTELIGENTES” , É UM ALICERCE TRANSFORMADOR, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, PLANEJAMENTO URBANO DENTRE OUTROS. PARABÉNS SENADOR, POR TUDO QUE O SENHOR TEM FEITO NÃO SÓ PELO SEU ESTADO, MAS POR NOSSO PAIS. JESUS LHE ABENÇOE, HOJE E SEMPRE, ABRAÇOS.!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *