David Gilmour, um dos maiores astros do Rock, completa 75 anos hoje #HappyBirthdayDavidGilmour

David Gilmour, o lendário guitarrista, letrista e gênio da música (a voz e guitarra do Pink Floyd), completa 75 anos hoje (6). Ele ganhou espaço após a saída de Roger Waters da banda, em meados dos anos 80 e tornou-se a principal figura da banda.

Foi considerado o 14º melhor guitarrista do mundo pela revista Rolling Stone. Estreou como guitarrista no primeiro disco do Pink Floyd com A Saucerful of Secrets, de 1968. Com a saída de Roger Waters, Gilmour seguiu com a banda e lançou nos anos 90 dois álbuns que se tornaram clássicos na nova era da banda: The Divison Bell e Pulse, ambos ao vivo.

David, assim como Eric Clapton, é um guitar hero, um dos sobreviventes de uma longa vida repleta de sexo, drogas e rock and roll. Dono de uma música fantástica, é um gênio e uma lenda vida da música mundial. O cara que transforma amor ou dor em arte. A sublime arte da música. Seus riffs já entraram para a galeria dos Deuses e ecoaram pela eternidade. Vida longa à Gilmour (alguns caras até disseram, há alguns anos, que ele morava aqui no Amapá, no município de Mazagão. Mas isso é outra estória).

Créditos da imagem : acervo da fanpage Pink Floyd

Pink Floyd

Pink Floyd foi uma banda de rock inglesa, de música psicodélica e progressiva. Seu trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas, experimentações musicais, capas de álbuns inovadoras e shows elaborados. Trata-se de um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo.

A banda foi formada pelos estudantes Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett.

O guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda em 1968, meses antes da saída de Barrett do grupo, devido ao seu estado de deterioração mental, agravado pelo uso de drogas.

Na sequência da perda de seu principal letrista, Roger Waters tornou-se o principal compositor e líder conceitual do grupo, com Gilmour assumindo a guitarra solo e parte dos vocais. Com essa formação o Pink Floyd atingiu o sucesso internacional com álbuns como The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall. O resto é história e saudade. Esses caras são tidos como a excelência da música.

Para celebrar a data, o Canal Bis fará uma homenagem ao lendário vocalista e guitarrista do Pink Floyd, com uma programação especial hoje noite. Inicialmente, às 21h30, será exibido o documentário “David Gilmour: Wider Horizon”, que retrata toda a carreira do artista. Em seguida, às 22h45, o show “David Gilmour: Live At Pompeii” será transmitido pelo canal de TV por assinatura. Se quiserem saber quais canais, pesquisem aí (risos).

Créditos da imagem : acervo da fanpage Pink Floyd

Por tudo que foi e é, agradeço ao velho David. Vida longa ao Gilmour!

Elton Tavares, com informações das revistas Rolling Stone, centenas de Bizz’s que li na vida, Wikipédia e porrada de rockadas da vida regadas a cerveja e o som de David Gilmour e seus companheiros lisérgicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *