Defesa Civil alerta para previsão de chuvas fortes no Amapá

A Coordenadoria de Defesa Civil do Amapá (Cedec) alerta para a previsão de chuvas fortes em todo o estado para esta quarta-feira,19, e quinta, 20. As informações são do boletim meteorológico do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

Para a noite de quarta-feira, o informativo destaca previsão de chuvas variando de intensidade fraca a moderada sobre grande parte do estado, com acumulados variando entre 5 e 23 milímetros.

As chuvas mais fortes devem ocorrer sobre os municípios de Oiapoque, Calçoene, Região Metropolitana da capital, que compreende Macapá, Santana e Mazagão, e Laranjal do Jari, principalmente na bacia hidrográfica do rio Jari, com a previsão de registros de chuvas variando entre 50 e 95 milímetros.

A Defesa Civil reforçou que monitora a região sul do estado desde o início deste ano junto com as coordenadorias municipais tanto de Laranjal do Jari quanto de Vitória do Jari.

De acordo com o secretário executivo da Cedec, coronel Janary Picanço, as equipes estão preparadas para atender a população em caso de ocorrências. O rio que banha os dois municípios alcançou a marca de 3,06 metros no início desta tarde, nível considerado “em alerta”.

“Em Laranjal e Vitória do Jari a medição do nível do rio deixou os municípios em alerta, estando as equipes municipais e estaduais de sobreaviso para quaisquer emergências”, esclareceu Picanço.

Já na quinta-feira, a previsão é de chuvas que variam de moderada a forte sobre grande parte do Amapá. Os acumulados ficam entre 15 e 48 milímetros. Nesta data, as chuvas ficam menos intensas no Sul do estado, segundo a previsão.

O secretário reforça os cuidados que a população deve ter em períodos chuvosos dentro e fora de casa.

“As famílias que residem em áreas que continuamente são afetadas por alagamentos bruscos devem adotar medidas preventivas para salvaguardar seus bens, imóveis e proteger principalmente crianças e idosos”, concluiu o oficial.

Em caso de pedido de ajuda, os números disponíveis são os seguintes: 193 (Corpo de Bombeiros) e o 190 (Centro Integrado de Operações de Defesa Social – Ciodes).

Texto: Marcelle Corrêa
Foto: Maksuel Martins/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *