Defesa Civil de Santana desenvolve ações de limpeza em canais para prevenir desastres no fim de ano

 


Visando as chuvas do fim de ano, a Defesa Civil começou a colocar em prática o plano preventivo de limpeza dos canais de Santana. O objetivo é evitar os danos causados pelas chuvas e pela maré alta que atinge, principalmente, os locais mais baixos da cidade.

A limpeza começou nesta segunda-feira, 20, no canal do bairro Paraíso, na avenida Santana, que corta a cidade inteira, até chegar no bairro Nova União, no término dos canais.

Atualmente, a Defesa Civil é coordenada pela Gerência Estratégica da PMS, vinculada à Secretaria Especial de Governo, (Semgov) que vem investindo em equipamentos e novos uniformes para os colaboradores da pasta.

De acordo com o gerente geral estratégico, Koroka Jesus, a cidade possui 47 braços de canais que não podem ficar obstruídos para não prejudicar o desague no rio Amazonas. Daí a importância da ação preventiva, para dar tempo de trabalhar cada um deles.

Ubiratan Viana, coordenador de campo da Defesa Civil, lembrou que já vivenciou chuvas durante as quais Santana foi para o fundo, justamente devido à ausência de um planejamento antecipado de limpeza dos canais.

“Foi baseado nessa experiência que conversamos com o gerente Koroca para colocarmos em prática o plano de prevenção de limpeza dos canais, já sabendo das chuvas do fim de ano. Através desse trabalho antecipado, enquanto os canais estão secos, vamos poder visualizar o serviço necessário em cada local”, explicou Ubiratan.

O coordenador também lembrou a importância do apoio da população quanto ao descarte de lixo na cidade, que muitas vezes vai parar nos canais.

“Em alguns locais, até carcaças de sofá e geladeira tivemos que retirar dos canais. Então a gente pede para os moradores terem um pouco mais de zelo pela cidade. O próprio morador pode ser o fiscal, pois quando um canal alaga, a cidade inteira sofre”, concluiu, o coordenador.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *