DEM confirma Davi Alcolumbre como candidato ao governo do Amapá

Por Rita Torrinha

Davi Alcolumbre foi confirmado pelo Democratas (DEM), em convenção do partido realizada nesta sexta-feira (3), como candidato ao governo do Amapá nas Eleições 2018. O senador foi aclamado por correligionários no encontro estadual da legenda, que ocorreu em uma quadra esportiva no bairro Santa Inês, na orla de Macapá.

É a primeira vez que ele disputa o posto de chefe do executivo estadual. A candidata a vice-governadora na chapa é a enfermeira Silvana Vedovelli, do Partido Progressista (PP).

No discurso, Alcolumbre afirmou que propõe uma nova gestão para o estado.

“O Amapá vive uma crise, mas é possível buscarmos caminhos. A nossa candidatura, oficializada no dia de hoje, invoca o sentimento de construirmos uma nova história para o estado. É uma alternativa para a alternância de poder que tem sido contante. Vivemos nas mãos dos mesmos grupos políticos e o que temos é desemprego, péssima saúde e infraestrutura precária”, disse.

O candidato ainda falou que, caso eleito, vai priorizar projetos para despontar a economia. Nesse caminho, ele destacou a importância das alianças políticas formadas para compor a coligação “Trabalho e União pelo Amapá”.

“Conseguimos construir, ao longo dessa caminhada, ouvindo as pessoas, conversando com líderes políticos com e sem mandatos, líderes sociais e religiosos, uma forte aliança. O brasileiro está descrente da política e essa unidade fortalece o sentimento de que podemos mudar a realidade”, pontuou.

Quatorze partidos formam a coligação, entre os quais estão as siglas DEM, PSDB, PP, Avante, Solidariedade, Rede, PV, PMN, PSD, Podemos, Patriotas e PRP. São 300 pré-candidatos a deputado estadual e a deputado federal.

Durante a convenção foi anunciado também o apoio da coligação aos candidatos ao Senado Federal Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade) e Bala Rocha (PSDB).

Propostas

Entre as propostas políticas, o candidato do DEM manifestou intenção de:

Implementação da Zona Franca Verde, com a criação de instrumentos jurídicos, de pesquisa, fundiários, institucionais e logísticos para seu imediato funcionamento; Estimular o setor primário, tanto a agricultura extensiva quanto o extrativismo e a agricultura familiar; Será prioridade a regularização fundiária, o acesso ao crédito e a assistência técnica ao produtor; Modernização e aprimoramento do Porto de Santana, e implantação de novos empreendimentos portuários; Modernização da máquina de governo, com mais eficiência, serviços digitais, agilidade e qualidade da gestão; Parcerias com os governos municipais; Construir, ampliar, reformar ou concluir dez unidades de saúde no Amapá, dentre estas o Hospital Metropolitano da Zona Norte de Macapá e o Novo Hospital de Urgência e Emergência (novo Pronto Socorro); Implantação do prontuário digital integrado entre o Estado e os municípios, para garantir o suprimento de medicamentos, correlatos e equipamentos aos hospitais e UPAs; Investir em melhorias e aparelhamento de escolas, atuar para reduzir os índices de evasão escolar nas escolas estaduais e aumentar oferta de vagas no ensino médio para atingir a cobertura total; Implantar um sistema de segurança pública que centralize todas as câmeras de monitoramento em funcionamento; Criar um programa de combate e prevenção à violência nas escolas; Criar um programa de fortalecimento tecnológico das polícias militar, científica e judiciária.

Perfil

Davi Alcolumbre tem 41 anos, é amapaense, casado e pai de dois filhos. Foi eleito em 2000 para vereador de Macapá e depois foi eleito deputado federal em 2002, 2006 e 2010, já pelo Democratas. Atualmente é senador da República pelo Amapá.

É o quarto filho do mecânico José Tobelem e da empresária Julia Alcolumbre. Ele começou a trabalhar no comércio da família, estudou economia, mas seguiu o caminho da política.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *