Deputado quer destinar 20% da programação musical de rádios a compositores amapaenses

13100889_1792964284272251_900719665204231332_n

O deputado Pedro DaLua propôs na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) nº 111/2016 que quer destinar 20% da grade musical das emissoras de rádio AM e FM no Estado à divulgação de trabalhos e obras de músicos e compositores amapaenses. O PL diz que as obras musicais compreendem músicas de qualquer gênero, de músicos, cantores ou compositores nascidos ou radicados no Estado.

O projeto de lei, em seu artigo primeiro, “determina que as emissoras de rádio AM e FM que transmitam ou retransmitam sinal, ou que possuam atividade comercial no Estado do Amapá, disponibilizem no mínimo 20% da grade musical, à divulgação de trabalhos musicais compostos ou interpretados por artistas amapaenses”. Define, ainda, que “os trabalhos e obras musicais, compreendem músicas de qualquer gênero, de músicos, cantores e/ou compositores nascidos ou radicados no Estado”.

Na justificativa, o deputado DaLua comenta a riqueza da música amapaense, premiada nacional e internacionalmente. Ele destaca a obra de cantores e compositores locais como Osmar Junior, Fernando Canto, Oneide e Patrícia Bastos, Brenda Melo, Cleverson Baía, Ademir e Aroldo Pedrosa, Rambolde Campos, Val Milhomen, Zé Miguel, Grupo Pilão, Enrico Di Micelli, Saba Tião, Lolito do Bandolim, Nonato e Venilton Leal, dentre tantos outros.

DaLua destaca que, apesar do gênero musical próprio do Amapá, “o projeto objetiva centrar o foco nas composições produzidas por músicos que nasceram ou adotaram o Estado como sendo seu chão”. O deputado observa, ainda, a importância da cultura popular e regional como fator de identidade cultural, justificando assim a destinação do percentual mínimo de trabalhos musicais compostos ou interpretados por artistas locais a serem veiculados nas emissoras de rádio.

Esta semana a música Planeta Agalopado, dos compositores Ademir Pedrosa, Orivaldo Fonseca e Sabatião foi classificado no Festival de Música do Tapajós, um dos mais importantes do Pará, que ocorre em Santarém. A produção musical foi patrocinada pelo deputado Pedro DaLua. “Esse é somente um exemplo dos inúmeros que possa enumerar para destacar a riqueza da nossa música. Mas precisamos difundi-la bem mais entre nosso povo”, destacou.

Gabinete do Deputado Pedro DaLua
Texto: Marileia Maciel
Fotos: Cleito Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *