Descoberto Planeta capaz de Sustentar Vida

Cientistas descobriram um Planeta que possui o tamanho correto, a densidade correta e a distância correta da estrela para abrigar vida tal qual a conhecemos.

Gliese 581 é uma estrela anã vermelha de tipo espectral M3V localizada a 20,3 anos-luz da Terra, na constelação de Libra. Essa estrela tem um terço da massa do Sol, e é a 87ª estrela mais próxima dele. Existem cinco planetas que orbitam Gliese 581: Gliese 581b, Gliese 581c, Gliese 581d, Gliese 581e e Gliese 581g.
Gliese 581 é famosa por ser a estrela em volta da qual orbita o provável primeiro planeta potencialmente habitável fora do Sistema Solar,Gliese 581c, que foi descoberto em abril de 2007. Gliese 581 tem aproximadamente um terço da massa do Sol e fica situada a 20,5 anos-luz da constelação de Libra.

“Pessoalmente, dada a propensão da vida como a conhecemos de brotar em qualquer oportunidade, eu diria que as chances de existir vida neste planeta beiram 100%” disse Steven Voght, professor de astronomia e astrofísica na Universidade da Califórnia ao Discovery News.

O Planeta G, sexto membro da família de Gliese 581, orbita no meio do que se chama de “Região habitável” na qual a água pode existir em forma líquida, e possui cerca de 1,5 vezes o tamanho da Terra, o que garante uma atração gravitacional para fazer com que esta água possa se acumular em lagos e mares. O Planeta tem sua rotação na mesma velocidade da translação, o que faz com que um dos lados do Planeta esteja sempre de dia e o outro sempre à noite. “Isso garante zonas com temperaturas estáveis, onde ecossistemas podem se desenvolver” disse Vogt.

A tecnologia que dispomos hoje em dia não permite ainda que os cientistas possam analisar os componentes da atmosfera do planeta em busca de químicas que indiquem a presença de vida, mas a largada foi dada em direção à busca de vida em outros planetas… e 20 anos luz é logo ali!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *