‘Desejamos um desenvolvimento que considere a sustentabilidade e o ser humano’, diz Clécio Luís na posse do novo superintendente da Sudam

O governador do Amapá, Clécio Luís, participou na segunda-feira, 5, da posse do novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Rocha. O gestor destacou que a nova administração tem como desafio garantir o crescimento econômico da região, respeitando o meio ambiente e o bem-estar social.

“Nós viemos participar como Governo e trouxemos uma delegação representativa de amapaenses que renovaram sua crença na Sudam, que não vinha cumprindo seu papel efetivamente. Com essa posse, desejamos que a Sudam volte a induzir o desenvolvimento da Amazônia, que leve em conta a sustentabilidade, mas também o ser humano. A Amazônia tem não só florestas, matas, rios, riquezas minerais, tem pessoas morando nela, que precisam ser ouvidas e incluídas em qualquer projeto de desenvolvimento”, falou Clécio Luís.

A cerimônia ocorreu em Belém (PA) e contou com a presença de representantes dos demais estados da Amazônia Legal, assim como empresários. No discurso, Paulo Rocha pontuou que vai trabalhar para garantir igualdade em relação às oportunidades na região.

“Nosso principal objetivo é diminuir as diferenças regionais que existem em nosso país e faremos isso por meio do desenvolvimento, da capacidade de unir todas as forças, tanto as produtivas, com grandes, médios ou pequenos produtores, quanto às forças políticas, para que todos remem na mesma direção”, afirmou o novo superintendente da Sudam.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, deu posse a Paulo Rocha e afirmou que ele deverá conduzir o órgão objetivando dar um novo rumo à Superintendência.

“Paulo tem uma relação muito forte com a Amazônia e um profundo conhecimento das questões da nossa região. Ele foi forjado na luta, na militância, na relação com os pescadores, com os agricultores, com os empreendedores que fazem da Amazônia o que ela é. Tenho certeza de que a experiência de Paulo e dos demais diretores trará uma nova energia à Sudam para recuperar a desmobilização que a Superintendência sofreu”, afirmou Waldez.

Na comitiva que acompanhou o governador Clécio Luís estava o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Amapá (Sinduscon-AP), Glauco Cei. Ele comentou que a Sudam tem um papel estratégico para o crescimento da região.

“Para nós da Amazônia amapaense é importante essa renovação. Já conhecemos o trabalho do Paulo Rocha, ele sabe e reconhece as populações da região e é um grande ganho para a Sudam. Temos certeza que, com essa gestão, vamos ter uma Amazônia legal desenvolvida”, falou.

A Sudam ocupa um dos assentos do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá. O presidente do órgão, Josiel Alcolumbre, também celebrou a posse de Paulo Rocha.

“Eu não poderia deixar de dar as boas-vindas ao superintendente Paulo Rocha. O Amapá deseja que ele tenha uma gestão eficiente, dando muita atenção aos nossos projetos. Para nós é uma honra poder falar de desenvolvimento, de empreendedorismo junto a tanta gente dedicada a melhorar a vida de todos nós”, ratificou.

Sudam

A autarquia é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), atuando nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

O órgão tem como compromisso levar desenvolvimento aos habitantes da Amazônia Legal, por meio do planejamento, articulação e fomento de políticas públicas alinhadas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional e ao Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia, considerando as riquezas naturais, os diferentes biomas, a diversidade econômica, sociocultural, étnica e o potencial geopolítico e estratégico da região.

Na cerimônia desta segunda-feira, também foram empossados os diretores de Administração, Wilson Luiz Alves Ferreira; de Planejamento e Articulação de Políticas, Paulo Roberto Ferreira; de Gestão de Fundos e de Atração de Investimentos, Jorge Frota Pereira Junior; e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável, Evandro Ladislau da Silva.

Texto: Fabiana Figueiredo
Foto: Sudam/Divulgação
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *