Desenvolvimento: governador Camilo Capiberibe lança obras da banda larga no Amapá



O governador do Amapá, Camilo Caiberibe, lançou nesta sexta-feira, 1º de junho, no auditório do Museu Sacaca, a construção do linhão de fibra ótica que trará a internet banda larga para o Estado. A obra está orçada em R$ 32 milhões e é fruto do consórcio binacional Oi-Guyacom, que consiste no convênio entre o governo do Estado e a empresa de telefonia Telemar Norte/Leste S.A. – OI. O custo foi dividido igualitariamente entre os parceiros. A medida faz parte da política de desenvolvimento Estado.


De acordo com o com o diretor-presidente do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap), José Alípio Júnior, será construída uma infraestrutura de 230 quilômetros cabeamento ótico, que irá de Calçoene a Oiapoque. Ele explicou que internet virá da Guiana Francesa, trazida pela empresa Guyacom, que levará o cabo ótico até Saint-Georges. A previsão de conclusão dos serviços é de seis meses.

O lançamento contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva; do diretor da Oi, Carlos Cidade; do presidente da Telebras, Caio Bonilha; da diretora da Guyacom, Cristina Chung; do senador Randolfe Robrigues; e do coordenador da bancada federal do Amapá, deputado Evandro Milhomem.

O ministro destacou que Camilo Capiberibe lhe apresentou, em 2011, as dificuldades do Amapá com a conexão de internet. Paulo Bernardo parabenizou o governador pela iniciativa e disse que a parceria com a Oi foi uma articulação criativa do governo para resolver o problema de internet do Estado.


“A nossa visão é que a solução encontrada pelo governador estabilizará a situação do Amapá. Com essa ação e mais o linhão que chegará em 2014, o Amapá terá uma ótima conexão de internet. Camilo Capiberibe demonstra, com essa medida, compromisso com o desenvolvimento deste Estado e nós do governo federal faremos a nossa parte”, avaliou o ministro.

A vontade política foi essencial

De acordo como o representante da Oi, Carlos Cidade, a vontade política do governador Camilo Capiberibe de antecipar a banda larga no Amapá foi fundamental.

“Parabenizo o governador Camilo Capiberibe pela iniciativa, pois sem a vontade política e intervenção direta dele, não conseguiríamos efetuar essa parceria da iniciativa com o Governo do Amapá e assim trazer a internet banda larga a 80% da população”, salientou Carlos Cidade.

“O governo do Estado, em parceria com o governo federal e a iniciativa privada, trará a banda larga para o Amapá. Essas obras serão de responsabilidade da empresa Oi, que garantiu que, por ser uma instituição privada, não terá tanta burocracia. Por isso, a previsão da conclusão dos serviços é de seis meses e cobrarei isso dos parceiros, pois a nossa sociedade não pode mais esperar”, salientou o governador.


Isenção fiscal possibilitou a parceria

Conforme o governador, o Amapá não tinha recursos para investir nesse projeto e isso não pode ser feito por meio de decreto. Para isso, a alternativa foi usar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A inserção da Secretaria da Receita Estadual (SRE) nas negociações possibilitou a contrapartida do governo do Estado. Para isso, a SRE precisou da anuência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

“Fomos eleitos para trazer soluções e essa obra vai garantir a conexão segura e ilimitada para a população do Amapá. O investimento do Estado é de R$ 16 milhões em isenção fiscal. Um investimento que resolverá definitivamente o problema de conexão de internet de qualidade no nosso Estado”, ponderou Camilo Capiberibe.

Internet e energia elétrica

O governador enfatizou que os cabos levarão, além de internet, energia elétrica aos municípios por onde passarão. Camilo Capiberibe ressaltou que a chegada da banda larga beneficiará as cidades de Macapá, Oiapoque, Santana, Ferreira Gomes, Porto Grande, Tartarugalzinho, Calçoene e Amapá, totalizando mais de meio milhão de pessoas favorecidas com o projeto de conexão.

“Infraestrutura também será usada pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que levará energia para as comunidades que ficam às margens da BR-156 e que não possuem esse serviço”, garantiu o governador.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *