Dia D de vacinação contra gripe imuniza mais de 5 mil pessoas e Município atinge 90% da meta da campanha

O dia D de vacinação contra a gripe aconteceu no sábado, 12, e imunizou 5.450 pessoas do público-alvo da campanha. Neste dia, a Prefeitura de Macapá manteve todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionando até as 17h, além de seis pontos fixos de vacinação, divididos em supermercado, shoppings e conjuntos habitacionais.

A campanha, que iniciou no dia 16 de abril, já vacinou 70.953 pessoas (91,24%) e segue o cronograma de vacinação por grupos prioritários. Nesta segunda-feira, 14, mais três grupos prioritários devem procurar a unidade mais próxima para receber a dose da vacina. São gestantes, mulheres no pós-parto e os povos indígenas. “O dia D foi a oportunidade de todos os grupos prioritários serem atendidos independente do cronograma que adotamos para imunizá-los. A partir de hoje, mais três grupos passam a ser atendidos em todas as unidades, de segunda a sexta-feira, até as 17h”, informa a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária.

O professor Antônio da Silva foi um dos que procurou a unidade para garantir a vacina. “Aproveitei o sábado para antecipar, já que a vacinação para professores ainda não seria agora, preferi garantir logo a proteção, principalmente nesse período em que as mudanças climáticas são intensas”, disse.

Confira o cronograma de vacinação:

16 a 27 de abril – trabalhadores da Saúde;
30 de abril a 11 de maio – crianças de 6 meses a menores de cinco anos, indivíduos com 60 anos ou mais;
14 a 18 de maio – gestantes, puérperas, povos indígenas;
21 a 25 de maio – professores, profissionais do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
28 de maio a 1º de junho – portadores de doenças crônicas;
12 de maio – Dia D de Mobilização Nacional;
30 de maio a 1º de junho – 2ª dose das crianças.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Dayane Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *