Dia da Justiça: TRE-AP não atenderá ao público nesta quinta-feira, 8

dia-da-justica-1
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) esclarece à população que não funcionará nesta quinta-feira (8). O motivo é o feriado do Dia da Justiça, celebrado no dia 8 de dezembro em todo o território nacional. A data faz parte do calendário de feriados da Justiça Eleitoral. O TRE volta ao seu funcionamento normal na próxima sexta-feira (9).

O feriado

O Dia da Justiça foi instituído em 1951 e é comemorado no dia 8 de Dezembro em todo o Brasil, trata-se de um feriado forense, por isso as instituições da Justiça não trabalham neste dia.

Essa data foi instituída pelo Decreto de Lei n° 1408 de 1951, pelo então presidente Getúlio Vargas e homenageia profissionais como juízes, promotores, advogados e outros, que atuam de alguma forma na Justiça, que é um dos três Poderes instituídos do Estado Brasileiro, responsável por julgar a correta aplicação das leis e guardar para que elas sejam respeitadas.

A origem do dia da Justiça está ligada ao dia em que é homenageada a santa Católica Imaculada Conceição, e foi celebrado oficialmente pela primeira vez em 1950 pela Associação de Magistrados Brasileiros, apesar de já ser comemorado desde 1940.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *