Dia de Campo da mecanização da mandioca em São Joaquim do Pacuí – Por @DulcivaniaF

Embrapa1

A Embrapa participa, na manhã deste sábado, 15/8, do Dia de Campo “Mecanização da Cultura da Mandioca no Sistema de Produção Integrado (PPI) no Estado do Amapá”, realizado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento Rural (Rurap) na comunidade Salamito, distrito de São Joaquim do Pacuí (Macapá/AP). O evento mobiliza agricultores, técnicos, extensionistas rurais e dirigentes da Embrapa Amapá e de órgãos estaduais do setor produtivo. Durante o evento, uma equipe técnica da Embrapa fará demonstração prática do uso de equipamentos modernos, destinados à mecanização do cultivo da mandioca no Amapá.O principal objetivo do Dia de Campo é apresentar aspectos técnicos e práticos do Sistema de Produção Integrada (PPI), por meio da demonstração de plantio e de colheita da mandioca utilizando uma plantadora e uma colhedora, implementos agrícolas adquiridos pela Embrapa para fins de pesquisa e de transferência de tecnologias.

O evento está dividido em quatro estações. Na primeira, será abordado o tema escolha e seleção de maniva; na segunda estação haverá uma apresentação sobre o PPI, com ênfase no manejo e conservação do solo. A terceira estação tem como tema os tipos de arranjos no PPI e na quarta estação o analista de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, Gustavo Castro, vai apresentar os fundamentos e as vantagens da mecanização do cultivo da mandioca. O Dia de Campo é realizado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento Rural (Rurap) e Embrapa, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A mandioca está em primeiro lugar entre os produtos agrícolas produzidos no Amapá. Dados do IBGE de 2014 apontam uma produção de 160 mil toneladas, colhidas em uma área de quase 15 mil hectares. De acordo com o analista de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, Gustavo Castro, as maiores vantagens desses implementos agrícolas são a redução significativa do esforço físico do agricultor e aumento da produtividade da mandioca. “A plantadora possui a múltipla função de preparar o solo, adubar e plantar a maniva. Já a colhedora (ou afofador) é o implemento agrícola que auxilia na colheita da mandioca. É capaz de reduzir em um terço o tempo de colheita no modo manual”, detalhou Castro. Os dois equipamentos são adequados para o Sistema Bragantino, uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Embrapa para produção agrícola de alimentos na Amazônia. O Sistema Bragantino é aplicado no Amapá desde 2007 e serve de referência tecnológica para o financiamento estadual dos agricultores familiares do estado.


Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP
[email protected]
Telefone: + 55 (96) 4009-9587 / 8137-7559 I Fax: + 55 (96) 4009-9501

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *